Amamentação e Frenotomia

Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 08h às 21:30h
Sábado das 8h às 18h

Amamentação:
Nutrição e Afeto

Amamentar é muito mais do que nutrir o seu bebê. É conexão, amor, carinho e aconchego, além de ser a forma mais natural de proporcionar um alimento feito especialmente para o seu filho!

Mas, mamãe, você costuma se perguntar se a pega está correta? Se o seu filho está ganhando peso adequadamente? Tem dúvidas sobre as posições para amamentar? Sabe como fazer a retirada do leite do peito? Saiba que esses são questionamentos muito comuns.

O acompanhamento feito por um profissional de amamentação nesta fase pode ser o primeiro passo para que você fique mais tranquila e segura, aumentando a qualidade deste momento tão importante para você e seu bebê.

Principais Atendimentos

Dores ao amamentar

Cirurgia de frenotomia lingual

Leite empedrado

Modo correto da pega

Rotinas para amamentação

Qual é o trabalho de um especialista em amamentação?

O especialista em amamentação é o profissional que trabalha com muito amor e cuidado para garantir que esse processo seja especial e prazeroso.
Ele auxilia em todos os momentos de dúvidas, dores e incertezas que possam surgir durante o período.

É muito importante que você inicie o acompanhamento com um especialista de amamentação o quanto antes, para que você possa prolongar o ato de amamentar o máximo possível.

Amamentar é um gesto que envolve uma interação profunda entre você e o seu bebê. Esse ato vai refletir diretamente em sua formação, bem como na construção do seu sistema de defesa contra infecções, no seu desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. Além disso, essa relação apresenta implicações de saúde física, psíquica e emocional para você também, mamãe.

Como descomplicar a amamentação?

Amamentar é, sem dúvida, uma das experiências mais marcantes para você e seu bebê e, como a maioria dos processos, envolve muita aprendizagem e autoconhecimento. Por isso, é natural que surjam as inseguranças e dúvidas ao longo deste percurso, que é desafiador e prazeroso ao mesmo tempo.

Com o objetivo de auxiliar você e a sua família, com todo cuidado, atenção e profissionalismo, nossa equipe especializada em amamentação é habilitada para fazer deste ato algo agradável e ainda mais especial para você e seu bebê. Conheça os nossos pacotes de consultoria, que vão desde a gestação até o nascimento do seu filho.

Você sabe o que é Frenotomia?

Mamãe, você já reparou no freio da linguinha do seu bebê? Talvez possa parecer que essa não seja uma parte do corpo tão importante, mas é justamente ela que pode tornar mais fácil, prazerosa e menos dolorosa a sua amamentação, esse ato tão sublime de nutrição, conexão e amor pelo seu filho.

O freio lingual é uma pequena membrana que fica abaixo da língua, que a conecta com o assoalho da boca.
Caso o seu bebê tenha a linguinha presa, ele pode ter dificuldades na amamentação e você pode sentir dores constantes, ou perceber uma fissura mamilar que não cicatriza.

O encolhimento do freio lingual também dificulta a movimentação da língua, causando impactos negativos na amamentação, alimentação, fonação, higiene oral, entre outros aspectos de extrema importância para a saúde e bem-estar de vocês.

Para te ajudar a cuidar da sua saúde e da qualidade de vida do seu bebê, somos especializados no procedimento de frenotomia, que consiste em uma pequena cirurgia, segura e eficaz, realizada para corrigir o freio, frênulo da língua ou do lábio do seu bebê. O procedimento é indicado quando há um encurtamento do freio ou quando a sua espessura é muito grossa ou curta, o que ocasiona a língua presa.

Quando é necessário fazer a Frenotomia?

Mamãe, se você ama amamentar o seu filho, mas sente muitas dores nos mamilos e tem medo que isso resulte no desmame precoce, a Frenotomia pode ser o procedimento que vai melhorar a sua relação com a amamentação e impedir que isso aconteça.  O procedimento é indicado para bebês ainda no período de amamentação, caso apresentem encurtamento do freio e, consequentemente, falta de mobilidade na língua, o que torna muito difícil, dolorosa e, muitas vezes, impossível, a pega e sucção do leite.

Dúvidas Frequentes

A língua presa, se não for corrigida o quanto antes, pode causar dificuldades na amamentação, alimentação e movimentação da boca do seu bebê. Além disso, pode contribuir para um ganho de peso excessivo ou insuficiente, já que ele não conseguirá fazer a pega da melhor maneira. E você, mamãe, pode sentir dor ao amamentar, identificar fissura mamilar que não cicatriza e, consequentemente, ocasionar o desmame precoce.

A avaliação de anquiloglossia deve ser feita por um profissional habilitado, que tenha experiência em amamentação. Para obter o diagnóstico, você pode procurar profissionais certificados.

Este objeto normalmente é usado em casos de mamilo ferido ou machucado, mamilo com fissuras, peito com bico plano ou invertido, em casos em que o bebê não faz a pega no seio, mas sim na mamadeira ou chupeta e até mesmo em casos em que os primeiros dentinhos do bebê estão nascendo (e o bebê morde o seio da mãe).
A premissa desse utensilio é facilitar a amamentação nos casos citados acima, quando existe algo “atrapalhando” a amamentação. O que muitas mães não sabem, entretanto, é que o bico intermediário pode ser o vilão ao invés de ajudar!
Pense como se fosse um ciclo: com o uso do bico intermediário, a pega do bebezinho não é feita corretamente, afinal ele vai abocanhar grande parte da auréola e não apenas o mamilo para sugar o leite. Além disso, o uso do bico de silicone faz com que o bebê precise sugar com mais força para dar a pressão necessária para o leite sair. Todos esses fatores prejudicam a extração eficaz do leite e, consequentemente, influenciando a queda na produção

Profissionais Descomplicados

Dra. Kelly Oliveira

CRM: 145039
RRQE: 47171
CREMESP: 995415.

Dra. Paula Natassya Barbosa
Argolo de Freitas

CRM 212595
RQE: 86531

Conheça nosso espaço!