Quando devo começar a introdução de sólidos?
A recomendação estabelecida hoje e com respaldo de estudos e orgãos nacionais e internacionais é que a introdução alimentar ocorra em torno dos 6 meses de vida.
Foram realizados diversos estudos e chegou-se a conclusão que bebês amamentados exclusivamente até os 6 meses não tiveram diferença em relação aos bebês com introdução alimentar aos 3 ou 4 meses, e mais do que isso, crianças com introdução alimentar precoce apresentaram maior risco de desmame precoce, além de outras doenças gastrointestinais como diarreia, na qual o aleitamento materno era fator protetor.
Lembre-se que sempre que estamos falando de leite materno, trata-se do alimento mais perfeito que existe! É o padrão ouro! Quando se trata de introduzir outros alimentos, seria substituí-lo por algo inferior, e não superior a ele! Então precisamos pensar que deverá ser o MELHOR momento para isso.
Então tenha em mente isso:
Não existe uma recomendação formal de introduzir alimentos antes dos 6 meses se o bebê está em aleitamento materno, com bom desenvolvimento e ganho de peso adequados. O leite materno é o melhor alimento para o bebê até os 6 meses e qualquer alimento introduzido seria inferior ao valor nutricional do leite materno.
Vou voltar ao trabalho antes do meu bebê completar 6 meses, o que eu faço?
A introdução alimentar pode ser discutida individualmente com seu pediatra, dentro das possibilidades da família. Muitas vezes existe a necessidade de introduzir a alimentação antes dos 6 meses porque a mãe voltará ao trabalho, a criança vai ficar na creche ou por inúmeros outros motivos…o quanto puder postergar isso melhor!
Além disso, considere a possibilidade de ordenhar leite materno e oferecer ao seu bebê! Você pode oferecê-lo no copinho aberto, ou copo de transição, ou colher dosadora, ou no copo 360, ou mesmo na mamadeira! Mas considere essa possibilidade.
Antes de qualquer início de alimentação, consulte o pediatra para avaliar a maturidade neurológica da criança e as questões de segurança envolvidas.
Sempre que possível devemos esperar o tempo do bebê, e proteger o aleitamento materno! Se o seu bebê mama no peito, não existe nenhuma vantagem em iniciar a alimentação antes!
Quais seriam os risco de começar a introdução alimentar antes?
Como saber se o bebê está pronto?
Ao avaliarmos o desenvolvimento infantil como um todo, é em torno dos 6 meses o bebê está num estágio de desenvolvimento neurológico e cognitivo que a permite iniciar a alimentação complementar! É nessa fase que o bebê começa a sentar sem apoio, pega os objetos e os leva à boca e começa a ter movimentos mastigatórios e deglutição mais coordenados. O bebê também começa a perder o reflexo de protusão da língua (o bebê coloca a língua para fora quando estimulado com algo ao redor dos lábios), até então necessário à amamentação.
Isso acontece por volta dos 6 meses de idade, raramente antes dos 5 meses! Caso seu bebê já senta sozinho antes disso e está em aleitamento materno exclusivo, novamente reitero: NÃO haveria vantagem de se iniciar a introdução alimentar antes disso! Ainda assim o leite materno é melhor!
Qual é a recomendação dos Guidelines mais recentes sobre a Introdução Alimentar? Existem divergências entre eles?
Um bjo
Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039
E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).
Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007