Se você não viu quais tipos de repelentes existem e qual usar de acordo com a idade do seu filho acesse:
Repelentes: qual devo usar para meu filho?
Veja abaixo algumas respostas às dúvidas super comuns das mamães sobre repelentes!
1. Posso usar repelente no meu bebê menor de 6 meses?
As orientações sobre repelente são recomendações da ANVISA. Não existem estudos em crianças pequenas, não sabemos o nível de toxicidade do repelente. Principalmente para bebês menores de 6 meses, há pouquíssima informação. Sempre deve ser pesado o risco benefício. Por exemplo:.se você vai num sítio, numa chácara, num parque, ou na praia em locais que tem mosquito, focos de dengue, zika, chikungunya, o risco é muito grande. Deve ser sempre discutido essas particularidades com o pediatra do seu filho.
O que posso fazer além do uso do repelente ou em bebês abaixo de 6 meses, em que não há repelente liberado?
Proteção mecânica
- Utilize roupas com as mangas longas e calças compridas. As roupas finas e muito coladas não impedem as picadas, prefira tecidos com trama mais fechada e mais grossos. Evite roupas coloridas. O uso de pefumes pode atrair insetos e deve ser evitado.
- Produtos como a permetrina 0,5% em spray tem ação repelente e pode ser aplicada APENAS em roupas ou telas e janelas. NÃO usar diretamente sobre a pele
- Use telas e mosquiteiros, com ou sem permetrina spray.
- O uso do ar condicionado e ventiladores ajudam a manter os mosquitos afastados.
Qual o período em que os mosquitos “atacam”?
Os mosquitos como o Aedes atacam mais durante as primeiras horas da manhã e no final da tarde, mas podem picar à noite se houver luz artificial. No período do nascer e do pôr do sol as janelas devem ficar fechadas.
Posso usar repelente de tomada?
Pode! Repelentes elétricos com liberação de inseticidas diminuem a entrada dos mosquitos e devem ser colocados próximos de janelas e portas. Tome cuidado para não ficar ao alcance das crianças e serem ingeridos acidentalmente. Aparelhos ultrassônicos ou que emitem luzes não tem eficácia comprovada.
Posso dormir com o repelente?
Não se recomenda usar o repelente para dormir,pois podem causar reações alérgicas ou intoxicações na criança quando utilizado em excesso. Deve-se usar a proteção mecânica e repelente de tomada.
O repelente deve ser usado em áreas externas ou passeios ao ar livre, e tão logo não for mais necessário deve ser retirado no banho com água e sabonete neutro.
Como devo aplicar o repelente? Até quantas vezes? Que regiões devo evitar?
- NUNCA aplicar na mão da criança para que ela mesma espalhe no corpo. Elas podem esfregar os olhos ou colocar a mão na boca.
- NÃO aplicar próximo da boca, nariz, olhos ou sobre machucados na pele
- SIGA sempre a recomendação do fabricante quanto à frequência de aplicação.
Veja a tabela de repelentes abaixo:
Posso usar protetor solar e repelente junto?
- Sim! Aplique primeiro o protetor solar, e após 15 a 20 minutos, aplique o repelente. Lembre-se que o protetor solar deve ser reaplicado com mais frequência do que o repelente.
- Evite usar produtos que contenham protetor solar e repelente junto, pois tem eficácia menor.
Pode usar repelente grávida ou se estou amamentando?
Pode e deve! Não há contraindicação do uso de repelentes para grávidas ou lactantes.
GUARDE a bula ou embalagem no caso de ingestão acidental ou efeitos adversos.
PREFIRA a apresentação em loção ou gel para crianças, ao invés do spray.
Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, procure no canto direito superior “ativar notificações de publicação”).
CRM 145039
Consultório em São Paulo: Whatsapp (11) 93014-0007