Época de calor, verão, sol…e mosquitos!
Uma das maiores preocupações dos pais é manter as crianças longes de picadas de insetos. Ainda estamos em época de transmissão de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, e se seu filho é alérgico a picada de inseto, o cuidado deve ser ainda maior.
Vamos pensar, em termos práticos, qual repelente é melhor para seu filho?
Segundo a Anvisa, órgão que regulamenta esse tipo de produto no Brasil, os repelentes devem ser usados de acordo com a recomendação do fabricante, respeitando-se a idade, e intervalo entre as aplicações. Existem repelentes disponíveis no Brasil para crianças a partir dos 6 meses.
DEET
A recomendação feita pela Anvisa no Brasil é que seja usado a partir dos 2 anos de idade, com concentração até 10%, não reaplicar mais que 3 vezes ao dia, devido a sua possível toxicidade. Sabe-se que quanto maior a concentração da substância, maior o tempo de proteção. No Brasil maioria das marcas apresenta uma concentração entre 6 a 9%, o que confere uma proteção de cerca de 2 horas. É seguro para crianças e gestantes. Disponível nas marcas: Repelex, Autan e OFF.
Icaridina
Repelente derivado da pimenta, seguro e indicado pela OMS para viajantes. Fornece proteção contra o Aedes aegypti, aparentemente superior ao DEET e IR335. Existem diferentes concentrações, no Brasil temos de 20 e 25%, sendo a concentração de 20% liberada para crianças a partir de 6 meses (em gel ou loção). É seguro para gestantes e crianças. As marcas disponíveis no Brasil são Exposis®, Baruel, SPB Advanced e Sunlau. Lembre-se de procurar o componente Icaridina e ver a % do produto.
O seu uso no Brasil é liberado para crianças a partir de 6 meses de idade, com período de proteção média de 8 a 10 horas, podendo ser reaplicado até 3 vezes ao dia.
IR3535
Em concentração de 20%, é eficaz contra Anopheles e Aedes aegypti, com eficácia em média de 3 horas. Não são informados as concentrações nos repelentes brasileiros. Seguro para gestantes e crianças a partir de 6 meses.
No Brasil, as marcas disponíveis são Johnson Loção Antimosquito e o Repelente infantil Huggies Turma da Mônica.
Repelentes naturais orgânicos a base de citronela, andiroba, óleo de soja, podem ser usados em crianças, porém sua eficácia é baixa.
UM RESUMÃO PRA VOCÊ!
Bebês entre 0 a 6 meses: repelentes de barreira, protetores de tomadas, telas e roupas compridas. Pode-se aplicar permetrina na roupa do bebê ANTES de vestí-lo.
Crianças entre 6 meses a 2 anos: Icaridina 20%, IR3535 ou DEET com concentração máxima de 10% (praticamente todos os produtos brasileiros tem concentração menor que 10%)
Acima de 2 anos: qualquer uma das opções, sendo mais eficazes os a base de DEET ou ICARIDINA. Respeitar os intervalos de aplicação.
Confira a tabela abaixo com os repelentes existentes no mercado, qual composto ativo, idade permitida e tempo de proteção conferido.
Gostou da informação? Compartilhem pra quem precisa!
Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:
Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW
Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, procure no canto direito superior “ativar notificações de publicação”).
CRM 145039
Consultório em São Paulo: Whatsapp (11) 93014-0007