Procedimentos estéticos na amamentação: mitos x verdades

Procedimentos estéticos na amamentação
Mitos e verdades sobre procedimentos estéticos   na gestação

 

E aí, pode ou não pode realizar procedimentos estéticos durante a amamentação?

Certamente como profissional especializado em amamentação, alguma mãe já te procurou com a dúvida se pode ou não realizar procedimentos estéticos enquanto estiver amamentado.

Pois em algum momento ela já ouviu de alguém que tudo que usar, comer ou beber passará para o bebê através do leite materno.

Será mesmo? Hoje vamos descobrir o que de fato é verdade ou mito sobre alguns procedimentos estéticos. Se é ou não seguro realizar, se há alguma comprovação cientifica sobre substâncias que podem ser passadas através do aleitamento materno.

Vamos começar falando sobre as tatuagens, atualmente não existem estudos que comprovam sua segurança em realizá-la durante o período da amamentação. Mas também não há pesquisas que apontam os malefícios causados ao bebê que foi alimentado pela mãe que realizou o procedimento.

No entanto deve se levar em considerações alguns riscos, como reações alérgicas, coceira, vermelhidão, infecções, incluindo hepatite, HIV e tétano. A mãe deve ficar atenta a higiene do material utilizado, aos padrões de segurança e sempre conversar com o médico, antes de tomar a decisão.

A micropigmentação tem um processo bem parecido com a tatuagem, podendo causar os mesmos efeitos colaterais. Não existe estudos conclusivos em relação a sua segurança e risco, porém acredita-se que dificilmente as substâncias contidas nas pigmentações utilizadas terão deposição no leite materno.

Sobre as tintas e alisadores de cabelos, temos informações limitadas. Um estudo realizado entre 1999 e 2007 revelou uma pequena associação entre leucemia em crianças menores de 2 anos e as mães que fizeram uso. Mas as chances de quantidades significativas e toxicas chegarem até o leite materno são baixas.

Os produtos que contém formol dede ser evitados, por conta de ser extremamente volátil e irritativo ao sistema respiratório.

Com a água oxigenada ou peroxido de hidrogênio, seu uso é seguro durante a amamentação para descolorir pelos, porém deve evitar contato e ingestão pelo bebê. Evitando que seja aplicado nos seios e mamilos.

A aplicação estética do botox ou toxina botulínica, embora não exista estudos que comprovem sua segurança, acredita-se que dificilmente ela cairá na corrente sanguínea, sendo levada até o leite materno.

Os cremes antirrugas no geral, não impõe risco se aplicados apenas na pele do rosto. Assim como os cremes antiacnes.

E por fim os bronzeadores artificiais, o DHA (dihidroxiacetona) é a substância utilizada, não há estudos que comprovam seu maleficio, porém devem ser evitados aplicar nos mamilos.

A verdade é que faltam estudos a respeito da real segurança que há em realizar qualquer um desse procedimentos estéticos. O fato para liberar ou não o uso a sua paciente lactante deverá ser tomado por você, profissional de saúde que a acompanha. Mas no fim caberá somente a mãe decidir o que fazer.

Então exponha seus pós e contras, passe a ela todas as informações que possui. Desta forma ela poderá tomar sua decisão de forma consciente.

Um bjo,

Dra Kelly Oliveira

CRM 145039 RQE 47171⠀

______________________________________________________________________________

Acompanhe minhas redes sociais:

Instagram @pediatriadescomplicada

Podcast: Podcast Pediatria Descomplicada para mamãe com Dra. Kelly

Contato: drakelly@amma.com.vc

Marque uma consulta com a Dra. Kelly: Consultório Espaço Médico Descomplicado no Brasil e no mundo 

🟣 INTRODUÇÃO ALIMENTAR: https://youtu.be/5FWOO_zd5i0

🟣 SONO: https://youtu.be/JHlaGWnqYig

Blog para profissionais da saúde: Pediatria para Experts 

Youtube para profissionais da saúde: Pediatria para Experts 

Instagram para profissionais da saúde: @ped_experts

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima