O transtorno do espectro autista é uma desordem do neurodesenvolvimento caracterizada por comprometimento da linguagem, seja verbal ou não verbal, prejuízo na socialização, padrão de comportamento restritivo e/ou repetitivo. Também relatas questões sensoriais como Hipersensibilidade aos ruídos (ex. Barulho de moto).
VAMOS ENTENDER O SIGNIFICADO DA NOMECLATURA TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA?
TRANSTORNO
Transtornos são desordens do âmbito mental com repercussão direta na vida da pessoa. Exemplo; todos temos ansiedade, mas só é um transtorno, ou seja, uma doença, se isso afetar diretamente e negativamente a vida do sujeito. Então, algumas crianças podem ter sintomas/sinais que remetam o autismo, mas, não necessariamente, ter o transtorno. Entretanto, se alguma criança tiver qualquer sinal de alarme, precisa ser cuidadosamente avaliada por um especialista.
ESPECTRO
Você já observou um espectro de cores? Se não, veja a seguir. Apesar de todas as cores serem azuis, nenhuma é igual a outra.
AUTISMO
A palavra é originada do grego “autos” que significa “voltar-se para si mesmo”, a primeira
descrição desse termo foi de um psiquiatra austríaco Eugen Bleuler na decáda de 40.
Ao longo dos anos, com a reformulação dos transtornos do neurodesenvolvimento, o autismo
foi sendo moldado até os critérios conhecidos atualmente. Portanto vamos explicar um pouco mais a cerca da tríade de sinais desta condição.
VAMOS RECONHECER UM POUCO DOS SINAIS
1. Atraso na linguagem
A comunicação não é apenas fala, nós nos comunicamos através de gestos, expressões faciais e do olhar. Temos que ficar atendo quando uma criança apresenta dificuldade na comunicação neste contexto.
Exemplos:
– Comportamento não verbais; observar se solta beijo, se dá tchau, ou seja, se gesticula e se faz entender dentro de um contexto de forma correta.
– Dificuldade em jogos imaginativos ou brincadeiras simbólicas; observar se entende regras e se brinca de faz de conta de forma racional.
– Pobreza no contato visual; observar se tem dificuldade em olhar nos olhos.
Já a avaliação da fala deve ser feita de acordo com a faixa etária, mas devemos ficar atentos aos atrasos. Não necessariamente ter o atraso, podendo ser uma alteração no aspecto qualitativo, como ecolalia (repetição do eco do outro), pronome reverso e alteração no tom, como por exemplo, monótono ou robotizado.
2. Socialização
– Fracasso em desenvolver relacionamento com seus pares de acordo com cada faixa etária e nível de desenvolvimento.
– LEMBRAR! A criança pode brincar no meio de outras, mas não significa que ela esteja brincando com as outras. A brincadeira deve ser de forma compartilhada e recíproca.
– Dificuldade em compartilhar situações de alegrias, interesses ou realizações de outras pessoas.
Exemplo: não apontar para objetos de interesse ou trazer um brinquedo.
3. Padrões restritivos e/ou repetitivos
– Preocupação insistente com uma ação ou objeto com uma intensidade anormal de foco.
– Adesão a rotinas de forma inflexível ou rituais específicos (ex. Só comer em determinado local da
mesa)
– Interesse persistente em partes do objeto (ex. Brincar apenas com a roda do carrinho)
– Manias motoras (ex. Girar no próprio eixo)
Caso alguma criança tenha comportamentos semelhantes em algum dos sinais relatados neste
texto, ela deve ser avaliada por um especialista na área.