RETINOBLASTOMA e o TESTE DO OLHINHO – qual a sua importância?

Recentemente, o ex-apresentador Tiago Leifert e a jornalista Daiana Garbin trouxeram a público o diagnóstico de sua filha Lua de um câncer raro nos olhos que ocorre nas crianças, chamado de retinoblastoma, e traz um alerta: observem seus filhos e façam o acompanhamento adequado deles no médico, além do questionamento RETINOBLASTOMA e o TESTE DO OLHINHO – qual a sua importância?

O que é o retinoblastoma?

O retinoblastoma é um tumor maligno raro que tem sua origem das células da retina – parte do olho responsável pela visão – e pode afetar um ou ambos os olhos. É o tumor primário dos olhos mais comum em crianças, e pode ocorrer ainda em bebês ou crianças até 2 anos de idade, e ainda pode estar presente ao nascimento.

É um tumor raro da infância que afeta 1 em cada 17.000 crianças, e que se for diagnosticado precocemente, as chances de cura chegam a 90%. Por isso o diagnóstico precoce é tão importante!

Porém pode ser uma doença fatal quando não diagnosticada e tratada, podendo levar a óbito até 50% dos casos.

Quais são os sintomas dessa doença?

O sintoma que está presente em 90% dos casos diagnosticados, é a leucocoria, popularmente conhecida como ‘sinal do olho de gato’, que nada mais é do que um reflexo branco na pupila. Esse reflexo branco na pupila dos olhos, quando refletido por uma luz de um flash, por exemplo, ou quando realizado o teste do olhinho, ocorre porque a luz incide sobre a superfície do tumor e impede a passagem de luz.

Como não há passagem de luz, essa via ótica não manda sinais para o centro da visão, no cérebro e a visão não se desenvolve no olho acometido. Porém, em crianças, por terem um cérebro muito plástico, o cérebro se adapta completamente, usando toda a visão do olho normal, por isso, pode não ser perceptível no início do quadro.

Outros sintomas podem ser mais precoces que a leucocoria, como por exemplo o estrabismo, ou um movimento anormal dos olhos, e mesmo quando a criança olha de lado para conseguir enxergar. Observem seus filhos e procure o oftalmologista, que é o médico especialista do olho, para avaliar.

Outros sintomas presentes também são dificuldade para enxergar (que pode não ser precoce em crianças), olhos vermelhos, alteração da pupila (a parte preta e central dos olhos). Pode ter dor quando está associada a uma condição chamada de glaucoma secundário.
“Sinal do Olho de Gato” – Leucocoria

Fonte: http://psf1junqueiropolis.blogspot.com.br/2011/05/o-que-e-retinoblastoma.html

 

Como é feito o diagnóstico de retinoblastoma, doutora?

O diagnóstico mais preciso é feito através de exames como fundo de olho, ultrassonografia ocular e ressonância magnética com contraste, mas isso quando já foi feita a suspeita diagnóstica pelo médico oftalmologista. 

Apesar de o principal sintoma ser a leucocoria (o famoso “olho de gato”), o seu aparecimento significa que a doença já está avançada e as chances de salvar o olho da criança serão menores. Antes disso, a criança já pode apresentar como sintoma sensibilidade à luz (fotofobia) ou um desvio dos olhos, por exemplo, estrabismo. 

O diagnóstico geralmente acontece em torno de 18 meses de vida, quando a criança já consegue verbalizar mais e também observa-se alguns sintomas. A origem do retinoblastoma é genética e deve-se investigar casos na família. 

 

E como prevenir ou fazer o diagnóstico precoce? 

 Felizmente, um dos screenings mais importantes é realizado obrigatoriamente já na maternidade. É o Reflexo do Olho Vermelho, também chamado de Teste do Olhinho, que faz parte das diretrizes de rastreamento neonatal desde o primeiro semestre de 2003.

É um exame rápido, simples, indolor e, quando feito por profissionais capacitados, é possível detectar muito precocemente alterações como o retinoblastoma e outros diagnósticos diferenciais como catarata, glaucoma congênito, entre outros. O teste do olhinho deve ser feito também pelo pediatra pelo menos a cada 6 meses, até os 2 anos de vida. 

 

Como é feito o teste do olhinho? 

O teste do olhinho nada mais é do que o teste do reflexo do olho vermelho, um teste realizado na maternidade ou em consultório pelo pediatra. O teste é feito ao se incidir uma luz, no caso feita com oftalmoscópio pelo médico sobre o olho do bebê. O exame é feito na penumbra para que a pupila esteja mais dilatada. Quando o reflexo de ambos os olhos é vermelho, significa que está normal. 

Se houver um reflexo diferente entre os olhos ou a presença de opacidade, a criança deverá ser avaliada por um oftalmologista com urgência, pois poderá ter problemas como: catarata congênita, retinoblastoma ou retinopatia da prematuridade.

É importante lembrar que todos os prematuros com 32 semanas ou menos e/ou menores de 1500g devem ser avaliados com dilatação de pupila por oftalmologista na 6ª semana de vida e acompanhados de acordo com o quadro clínico. 

Em olhos saudáveis, esse reflexo é sempre vermelho. Outros sintomas que podem aparecer são estrabismo, vermelhidão, deformação do globo ocular, baixa visão, conjuntivite, inflamações, e dor ocular.

 

Uma vez feito o diagnóstico de Retinoblastoma, o que fazer?

O tratamento vai depender do tamanho e da localização do tumor. O objetivo é  a cura e a manutenção da visão. Além disso, é importante avaliar todos os parentes de 1º grau da criança com a doença. 

Quando o diagnóstico ocorre precocemente e sem acometimento extraocular, a chance de cura é de até 90%. 

Por isso, é extremamente importante que se os pais perceberem qualquer alteração ou anormalidade nos olhos do filho, procurem um médico o quanto antes. O diagnóstico precoce possibilita o tratamento adequado e aumenta as possibilidades de preservar a visão e a vida da criança.

Observem seus filhos e procure o médico quando houver suspeita de que há algo de errado. 

Aproveite os nossos conteúdos e não se esqueça de seguir os nossos perfis nas redes sociais para estar atualizada em tempo real!

Instagram

YouTube

Blog

 

 

Referências bibliográficas

  1. Butros LJ, Abramson DH, Dunkel IJ. Delayed diagnosis of retinoblastoma: analysis of

degree, cause, and potential consequences. Pediatrics 2002; 109:E45.

  1. Abramson DH, Beaverson K, Sangani P, Vora RA, Lee TC, Hochberg HM et al. Screening for

retinoblastoma: presenting signs as prognosticators of patient and ocular survival.

Pediatrics 2003; 112:1248-55.

  1. Antoneli CBG, Steinhorst F, Ribeiro KC, Chojniak MMM, Novaes PERS, Arias V, Bianchi A.

Rev Assoc Med Bras 2004; 50(4): 400-2

  1. Seregard S, Lundell G, Svedberg H, Kivelä T. Incidence of retinoblastoma from 1958 to

1998 in Northern Europe: advantages of birth cohort analysis. Ophthalmology 2004;

111:1228-32.

  1. Shields CL, Shields JA. Basic understanding of current classification and management of

retinoblastoma. Curr Opin Ophthalmol 2006; 17:228-34.

  1. Broaddus E, Topham A, Singh AD. Incidence of retinoblastoma in the USA: 1975-2004. Br J

Ophthalmol 2009; 93:21-23.

  1. Hurwitz RL, Shields CL, Shields JA, Chévez-Barrios P, Gombos D, Hurwitz MY,

Chintagumpala MM. Retinoblastoma. In: Principles and Practice of Pediatric Oncology, 6th

ed, Pizzo PA, Poplack DG eds, Lippincott Williams & Wilkins, Philadelphia 2011. p.809-37.

  1. Dhar SU, Chintagumpala M, Noll C, Chévez-Barrios P, Paysse EA, Plon SH. Outcomes of

integrating genetics in management of patients with retinoblastoma. Arch Ophthalmol

2011; 129:1428-34.

  1. de Graaf P, Göricke S, Rodjan F, Galluzzi P, Maeder P, Castelijns JA, Brisse HJ.Guidelines

for imaging retinoblastoma: imaging principles and MRI standardization. Pediatr Radiol

2012; 42:2-14.

  1. Age-adjusted and age-specific SEER cancer incidence rates, 2004-2008. Acessado em 4

dec. 2013 Disponível em

http://seer.cancer.gov/csr/1975_2008/results_merged/sect_29_childhood_cancer_iccc.pdf.

  1. Silva DB, Barreto JHS, Pianovski MAD, Morais VLL, Land M. Epidemiologia e diagnóstico

precoce do câncer na criança. In: Campos Júnior D, Burns DAR editores. Tratado de

Pediatria. 3a ed. São Paulo: Manole; 2014. p.2203-8.

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima