Mel para tosse, pode?

Como mãe e pediatra, entendo que a tosse causa preocupação para os pais e é uma das principais causas de consultas ambulatoriais, ainda mais durante o inverno. Esse sintoma pode impactar na qualidade de vida, causar ansiedade e afetar o sono de pais e filhos. Vários remédios, incluindo mel, têm sido usados ​​para aliviar os sintomas da tosse. Diante disso, resolvi trazer aqui uma dúvida muito frequente  no meu consultório: “Meu filho está com tosse, posso dar mel?”

Para responder essa dúvida, vou apresentar um estudo publicado pela Universidade de Oxford, em 2020,  que analisou os efeitos do mel diante de tosses persistentes, ou seja, com duração maior que 10 dias, e agravadas.

Os pesquisadores compararam o efeito de tomar mel, em formas como chás, puro ou misturado com outros ingredientes, com os antibióticos, xaropes e medicamentos sem receita para tosse.

Como a medicina já comprovou, a maioria das infecções de vias aéreas superiores (nariz e garganta) são desencadeadas por vírus, assim como o vírus da gripe (Influenza), o vírus do sarampo, e até da Covid-19 (Sars-Cov-2). Mas, a prescrição de antibióticos faz pouca diferença na gravidade dos sintomas dessas infecções virais, já que os vírus não são afetados pelo antibiótico, e sim as bactérias.

O resultado desse estudo é que os pesquisadores descobriram que, em comparação com o tratamento usual de antibióticos e xaropes, o mel estava associado a uma maior redução dos sintomas, especificamente na gravidade e na frequência da tosse. Segundo o Dr. e apicultor Joseph Lee, o mel é barato e todo mundo tem em casa. De acordo com esse estudo, nós temos a evidência de que tanto os pais quanto os médicos podem ofertar o mel para o tratamento de tosse. 

E, diante da ausência de tosse, se vocês quiserem fazer o uso de mel após as refeições como uma colherada na sobremesa, é mais que indicado. No entanto, a única ressalva é que o uso do mel é recomendável para tratar somente pessoas com mais de 2 anos. 

Por fim, não só pode usar o mel para o tratamento da tosse, como deve! O mel é um remédio natural, e rico em benefícios para a saúde.

Espero que tenham gostado do conteúdo, e aprendido com o estudo abordado! Na dúvida entre mel e antibiótico, deem mel! 

Um beijo, Dra. Kelly Marques Oliveira
Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039 RQE 47171 | 88906

Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).


Consultório Espaço Médico Descomplicado
São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Agende sua consulta

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima