Desfralde! Quando começar? E quais erros evitar?
Desfralde, está aí um momento que angustia tanto os pais quanto as próprias crianças! Na linguagem médica, chamamos de “domínio dos esfíncteres”. É o momento pelo qual a criança vive um grande momento do seu desenvolvimento e passa a ter controle dos músculos responsáveis por segurar o xixi e as fezes.
Esse processo costuma se iniciar entre 2 anos e 2 anos e meio de idade. Mas cada criança vai apresentar seu momento individual de prontidão! Devemos estar atentos aos possíveis atrasos, sem nunca traumatizar os pequenos tentando acelerá-los. Então como saber que chegou o momento que deixa mamães e papais tão ansiosos? Quando as fraldas começam a ficar secas por um longo período pode ser um sinal que seu pequeno está começando a entender o controle daqueles músculos que falei. Além disso, a criança pode começar a pedir para usar o “pipi”, tentar segurar o xixi, ficar imitando ou sentir incômodo excessivo quando a fralda estiver suja.
Independente de quando os sinais de prontidão iniciarem: não tenha pressa!
Lembre-se, esta é uma nova fase e pode ocorrer rapidamente ou ser um longo período de educação para a criança. É importante que ela sinta seu apoio e que você respeita o momento dela.
Como você pode ajudar nessa nova etapa do desenvolvimento de seu filho?
- Deixe a criança algumas horas sem fralda
- Gradualmente, vá ensinando a criança sobre o uso do banheiro
- Priorize a retirada da fralda durante o dia
- Alegre-se com as pequenas conquistas da criança: se ficou algum tempo sem fralda, se conseguiu fazer o xixi no banheiro, se conseguiu avisar que estava com vontade…
- Evite roupas apertadas e de difícil retirada ⇒ ajude e incentive a autonomia da criança.
Lembre-se que o desfralde é um processo que não deve ser apressado, pois cada criança mostra-se pronta em diferentes momentos. Começamos o processo de desfralde quando a criança já apresenta os sinais de prontidão.
E o desfralde noturno? Como faz?
Ele pode demorar ainda mais que o diurno e exige muita paciência dos pais. Adivinha só, a rotina vai ser sua palavra-chave. Estabeleça algumas “regrinhas” antes de dormir, como ir ao banheiro e evitar o consumo excessivo de líquidos antes de deitar. Mas, todo esse processo só deve ser feito quando a criança apresentar controle diurno total (ou quase total). Isso porque o desfralde noturno exige uma maturidade maior para o controle dos esfíncteres.
Novamente, não acelere o processo! Eu sei que parece repetitivo, mas algumas atitudes que aceleram a criança podem prejudicar o desfralde, atrasando assim esse importante marco do desenvolvimento infantil. O desfralde noturno principalmente!
Além de você, o bebê também fica ansioso por esse momento e pode ser a primeira grande conquista que marcará inclusive a vida adulta da criança! Por isso, foque nas principais características que precisam existir nesse momento:
✔️ Não brigue ou castigue a criança porque ela fez xixi ou cocô na roupa
✔️ Não comece na hora errada. Respeite o tempo do seu bebê! Esqueça a numerologia pediátrica, deixe isso para o seu pediatra 😉
✔️ Não force! A criança tem seu tempo e não é porque o priminho já faz xixi no lugar certo que seu filho, na mesma idade, também deve fazer… Lembre-se que é um processo que exige calma e paciência.
✔️ Ignore os palpiteiros (como sempre)! Busque informação de qualidade para também se sentir segura durante o processo.
✔️ E sempre, sempre, sempre, respeite o tempo e o ritmo de cada criança!
Busque sempre o apoio do profissional pediatra que te acompanha! Se houver algum atraso, é ele que irá te orientar! Aproveite essa fase linda da sua criança. Pode não parecer, mas serão esses momentos que mais vão fazer falta e vão parecer ter passado rápido demais quando, finalmente, eles acabarem!
Ficou alguma dúvida? Esse texto te ajudou? Agora é sua vez de me ajudar compartilhando ele também! 🙂
Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada!
Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW
Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).
Dra Kelly Marques Oliveira
CRM 145039
Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090
Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).