EXISTEM SINAIS PARA O AUTISMO?
A realidade é que desde o 1º mês de vida, podemos perceber sinais do autismo. Sempre que houver indícios de atraso no desenvolvimento, nosso sinal de alerta tem que acender. E, quando falamos de crianças, o leque de formas da criança te mostrar isso varia imensamente. Por exemplo:
- Crianças que choram inconsolavelmente o tempo inteiro
- Bebês que não nunca olham para mãe durante a amamentação
- Obsessões por cores, lugares ou objetos
- Ou, em casos menos clássicos: regressão comportamental entre 18 a 24 meses
- Presença de história familiar
Mas, precisamos estar atentos tanto para a FALTA quanto para o EXCESSO de diagnóstico.
NÃO ISOLE SINTOMAS!
O fato do seu bebê não sorrir com 2 meses ou não falar aos 12 meses não significa um atraso, necessariamente! Precisamos ter muito cuidado com a numerologia em nossas crianças!
EM CASO DE DÚVIDAS?
⇒ Converse com seu pediatra de confiança, fale das suas inseguranças
⇒ Se a criança tiver menos de 1 aninho, vai firme no tratamento com ESTÍMULO PRECOCE!
- Exclua as telas da rotina da criança
- Pratique BLW
- Explore as descobertas sensoriais, leve seu filho para brincar no parque e na areia
- Olhe nos olhos
Diagnóstico antes de 1 ano é raro e muito difícil, mas se daqui 6 meses, confirmarem que seu filho é Autista, você já terá iniciado o tratamento precocemente. E se não confirmarem, você terá incentivado o desenvolvimento do seu pequeno muito positivamente. Ou seja, é um ganha-ganha.
TRATAMENTO NÃO DEPENDE DE DIAGNÓSTICO. POR ISSO:
ESTIMULE!
Por fim, se puder te dar uma última dica e talvez a mais importante: PROCURE UM PROFISSIONAL QUE TE APOIE NESTA JORNADA. Nós, profissionais da saúde, devemos facilitar o processo de tratamento ao pais. Uma hora de consultório na semana não resolve nada. Oriente e capacite os pais para que eles possam estimular as crianças o tanto quanto puderem.
DÚVIDAS COMUNS QUE RECEBO SOBRE AUTISMO:
- Essencialmente, a causa do autismo é genética.
- Terapia Comportamental com Profissional capacitado é o tratamento padrão-ouro do autismo
- Se eu tenho meu 1º filho autista, meu 2º tem chances de também ser autista? Sim. E se o 2º filho também for autista, a chance do 3º ser é ainda maior e assim por diante
- O autismo é, sim, mais comum nos meninos, mas as meninas tendem a ser menos sintomáticas e com diagnóstico mais difícil
Espero poder ter te ajudado com essas informações! Teremos muitas lives com conteúdo riquíssimo. Espero você lá para interagir comigo!
De 15 a 22 de março 👉 http://bbdescomplicado.com.br/desafio
O atraso de diagnóstico do Autismo compromete muitos aspectos do desenvolvimento da criança!
A intervenção precoce permitirá que a criança autista seja um adolescente e adulto funcional! Vem comigo para Descomplicarmos a Maternidade Juntas!
Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada!
Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW
Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).
Dra Kelly Marques Oliveira
CRM 145039
Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090
Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).