Sem dúvida que se você é mamãe e amamenta, já ouviu falar desses termos alguma vez, e existe muita informação relacionada a esse assunto que pode confundir a mamãe: “Você tem que esvaziar o peito para então dar o outro”, ou “Amamente um lado por vez para que o bebê chegue ao leite posterior”, “o leite posterior é rico em gordura e o leite anterior é mais para hidratação”. São tantas informações que se cruzam, que ficamos confusos quanto ao que é o conceito correto.
Afinal, o que significa leite anterior e leite posterior?
Segundo o livro “ The Breastfeeding Answer Book”, leite anterior é o leite do começo da amamentação, com maior quantidade de água, e com menos gordura. O leite posterior é rico em gordura e tem menor quantidade de água.
Essa divisão entretanto, é muito simplista, e não explica o que acontece DURANTE a amamentação!
Veja a foto abaixo:
O problema em mostrar uma amostra do leite no começo da amamentação e ao final da amamentação é justamente por que ela não mostra o que ocorre DURANTE a amamentação! Parece que existem 2 tipos diferentes de leite, quando na verdade não há!
Não existem 2 tipos de leite, mas sim uma mudança gradual na composição do leite com o decorrer da mamada!
Porque essa mudança da composição do leite ocorre?
O leite materno é produzido pelos lactócitos e fica armazenado nos alvéolos, que nada mais é que um conjunto dessas células. A produção de leite é dinâmica e ela ocorre antes e também durante a mamada. Conforme o leite é produzido pelos lactócitos, a gordura, em forma de “glóbulos”, fica aderida na parede do alvéolo e umas às outras. No início da mamada, os glóbulos ainda estão presos à parede dos alvéolos. Conforme o peito esvazia, os glóbulos de gordura deslocam-se em direção aos ductos e então ao mamilo. Dessa forma, a gordura presente no leite se solta e conforme o alvéolo fica menos distendido, os glóbulos se soltam e são transportados com mais facilidade. Assim podemos entender porque a gordura está em maior proporção ao final da mamada.
Como sabemos que o aumento de gordura no leite materno é gradual?
Estudos envolvendo várias mães com amostras do leite materno em vários momentos de uma mamada, mostraram que a gordura do leite aumenta progressivamente ao longo da mamada. Para demonstrar isso, vemos na figura abaixo (referencia), várias amostras de leite materno coletadas no decorrer de uma mamada, em que o início da mamada é a amostra 1, com aumento gradual da gordura conforme a numeração das amostras, até a 12, em ordem cronológica.
Se colocarmos a primeira e a última juntas, notamos a diferença de gordura entre as duas amostras. Porém não percebemos o que ocorre entre essas duas amostras, que é esse aumento da gordura DURANTE a mamada! Por isso não podemos falar em leite anterior e leite posterior, mas sim nesse aumento gradual da gordura!
Não percebemos essa mudança no leite artificial (fórmula), nem no leite de vaca que compramos no supermercado, pois ele é HOMOGENEIZADO, ou seja, as partículas maiores do leite são quebradas em menores, de forma que fique aparente uma única fase do leite.
Lembre-se:
#1 O leite varia de uma mamada para outra, ao longo de um dia e de mãe para mãe, por isso não existe uma regra rígida em relação a isso. Esqueça a idéia fixa e obsessiva de sempre chegar ao leite posterior, pois não é uma fórmula mágica!
# 2 O padrão de mamada de um mesmo bebê pode variar ao longo do dia e conforme o bebê cresce! Mamar é um “treinamento” e o bebê vai ficando cada vez mais eficiente. Assim, o bebê diminui o tempo de mamada, mas a quantidade de leite retirada é a mesma.
#3 Amamente em livre demanda e ofereça os dois lados numa mamada. Assim a produção é garantida e a fábrica de leite que é a mama estará sempre estimulada a produzir! Quanto mais o bebê mamar, mais leite vai produzir! Veja os posts que escrevi sobre esse assunto. Como o leite vai do peito para o bebê e produção de leite materno.
# 4 Corrija a posição e a pega do bebê ao seio materno. Posso dizer que cerca de 90% dos problemas relativos à amamentação envolvem essa questão, que é fundamental! Veja sobre esse assunto no post do link.
# 5 Se o bebê estiver com algum problema relativo a dificuldade de retirada do leite no peito, ele nunca chegará ao leite posterior, pois na realidade ele não está conseguindo retirar nada! Mais uma vez, corrija a pega, a posição e saiba “ler” alguns sinais de que o bebê está mamando de fato. Veja o post que escrevi sobre esse assunto no link. Dessa forma então você conseguirá de fato chegar ao famigerado leite posterior…
#6 Procure um especialista no assunto. Sim, existem alternativas, sim eles podem te ajudar, e sim, vale a pena! Além disso, existem individualidades de cada bebê e situação, que seria impossível estipular uma regra geral para todos e que todos devem seguir…
Deixem abaixo comentários, dúvidas e sugestões!
Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉
Um bjo
Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039
E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).
Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007
*As informações dadas aqui não substituem a consulta médica. Se houver dúvida o médico deverá ser consultado.
Referências bibliográficas:
- http://thefunnyshapedwoman.blogspot.com.br/2011/05/foremilk-and-hindmilk-in-quest-of.html
- http://www.analyticalarmadillo.co.uk/2010/07/foremilkhindmilk-and-lot-of-confusion.html
- http://kellymom.com/bf/got-milk/basics/foremilk-hindmilk/
- http://pediatrics.aappublications.org/content/117/3/e387.full
Photo credits:
- https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/9a/e5/40/9ae540b7c3e7dcee92e6aae0af487eb7.jpg
- http://thefunnyshapedwoman.blogspot.com.br/2011/05/foremilk-and-hindmilk-in-quest-of.html
- http://www.berkeleywellness.com/sites/default/files/field/image/poured-milk-MF_998_380.jpg
- http://www.helladelicious.com/wp-content/uploads/2011/11/creaming.gif