Receitas divertidas para crianças: Compartilhando momentos deliciosos na cozinha

Receitas divertidas para crianças: Compartilhando momentos deliciosos na cozinha

Compartilhar momentos na cozinha com as crianças é uma forma maravilhosa de estimular o interesse pela comida saudável e criar memórias especiais em família. Preparar receitas divertidas e saborosas pode despertar a criatividade, incentivar a autonomia e proporcionar momentos de diversão. Neste artigo, vamos compartilhar algumas ideias de receitas simples, saudáveis e coloridas que as crianças podem ajudar a preparar, desde lanches criativos até pratos especiais e sobremesas deliciosas.

  1. Lanches criativos

Transforme lanches comuns em criações divertidas e atrativas para as crianças. Experimente fazer espetinhos de frutas coloridas, utilizando pedaços de morango, uva, melancia e abacaxi. Outra ideia é preparar sanduíches divertidos, cortando o pão em formatos diferentes, como estrelas, corações ou animais. Deixe as crianças escolherem os ingredientes para montar o seu próprio sanduíche, incentivando a criatividade e a participação ativa.

  1. Pratos coloridos

Aproveite a diversidade de cores dos alimentos para criar pratos atrativos visualmente. Uma ideia é preparar um prato de salada de frutas, utilizando uma variedade de frutas picadas, como banana, maçã, kiwi, mirtilos e manga. As crianças podem ajudar a cortar as frutas (com supervisão, dependendo da idade) e montar a salada em tigelas ou copos coloridos. Além disso, você pode criar uma tigela de açaí com cobertura de granola, frutas e mel, proporcionando um lanche nutritivo e cheio de cor.

  1. Pizza caseira

A pizza caseira é uma ótima opção para envolver as crianças na cozinha. Comece preparando a massa básica e, em seguida, deixe as crianças escolherem os ingredientes para cobrir a pizza. Ofereça uma variedade de legumes picados, como tomate, pimentão, cogumelos e azeitonas, além de queijo e molho de tomate caseiro. Deixe que as crianças montem suas próprias pizzas e coloquem-nas no forno sob supervisão. Elas vão adorar ver o resultado final e se sentirão orgulhosas por terem contribuído para a refeição.

  1. Cupcakes divertidos

Os cupcakes são sempre um sucesso entre as crianças. Envolva-as na preparação da massa, deixando-as misturar os ingredientes e colocar as forminhas na bandeja. Em seguida, ofereça uma variedade de coberturas coloridas, como chantilly, granulados coloridos, frutas frescas e até mesmo marshmallows. As crianças podem decorar os cupcakes de acordo com a sua imaginação, criando designs únicos e divertidos. Certifique-se de ter uma câmera à mão para registrar essas obras de arte comestíveis!

  1. Smoothies refrescantes

Os smoothies são uma forma deliciosa e saudável de incorporar frutas e vegetais na alimentação das crianças. Envolva-as no processo de preparação, deixando-as escolher as frutas e ajudar a colocá-las no liquidificador. Você pode adicionar folhas verdes, como espinafre ou couve, para aumentar a nutrição. Depois de bater os ingredientes, despeje o smoothie em copos divertidos e ofereça um canudo colorido. As crianças vão se deliciar com essa bebida refrescante e nutritiva.

  1. Biscoitos caseiros

A preparação de biscoitos caseiros é uma atividade divertida e gostosa para fazer com as crianças. Escolha uma receita simples de biscoitos e permita que elas ajudem a misturar os ingredientes e cortar a massa com cortadores de biscoitos em formatos divertidos. Depois de assados, os biscoitos podem ser decorados com glacê colorido ou chocolate derretido, utilizando confeitos coloridos. Esses biscoitos caseiros serão apreciados por toda a família.

  1. Frutas no palito

As frutas no palito são uma maneira criativa e saudável de apresentar as frutas às crianças. Corte pedaços de frutas, como melancia, abacaxi, uvas e morangos, e insira-os em palitos de madeira. Você pode criar espetinhos de frutas coloridos e chamativos, alternando diferentes tipos de frutas em cada palito. Essa é uma opção divertida para festas infantis ou simplesmente para um lanche refrescante em um dia quente de verão.

Em conclusão, compartilhar receitas divertidas e saudáveis com as crianças é uma excelente maneira de incentivá-las a se envolverem na preparação de alimentos e a desenvolverem hábitos alimentares saudáveis desde cedo. Ao criar lanches criativos, pratos coloridos e sobremesas especiais juntos, você está proporcionando momentos de diversão em família e estimulando a conexão com a comida de forma positiva. Lembre-se de adequar as atividades de acordo com a idade das crianças e sempre priorizar a segurança na cozinha. Aproveite esses momentos deliciosos e nutritivos com os pequenos chefs em sua vida!

Um bjo,

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039 RQE 47171 | 88906

 

Chá para tosse: receita caseira para o pequeno

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

 

Contato: drakelly@amma.com.vc

Marque uma consulta com a Dra. Kelly: Consultório Espaço Médico Descomplicado no Brasil e no mundo

🟣 INTRODUÇÃO ALIMENTAR: https://youtu.be/5FWOO_zd5i0

🟣 SONO: https://youtu.be/JHlaGWnqYig

Blog para profissionais da saúde: Pediatria para Experts

Youtube para profissionais da saúde: Pediatria para Experts

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima