Suplementação para lactantes

Thumb: Suplementação para lactantes, tudo o que você precisa saber!

 

É importante termos em mente que a suplementação para lactantes interfere diretamente no leite materno, que é o principal alimento dos bebês durante o seu primeiro ano de vida e especialmente nos seis primeiros meses, quando recomenda-se o aleitamento materno exclusivo. Ele contém nutrientes essenciais para o desenvolvimento da criança e reduz o risco de doenças infecciosas, bem como seus benefícios podem ser observados na vida adulta reduzindo o risco de diabetes e obesidade e afetando até a inteligência. Por essa razão, é essencial que o leite materno tenha sua formulação adequada às necessidades do bebê, sendo necessária inclusive a suplementação materna. Estudos demonstram que certos nutrientes ao serem ingeridos podem alterar a concentração no leite materno, enquanto outros não resultam em alterações significativas.

Tiamina
Vitamina que participa do metabolismo de carboidratos e aminoácidos e sua suplementação eleva rapidamente sua concentração no leite materno, especialmente em mulheres com deficiência. Por outro lado, não têm-se observado alterações em mulheres com taxas suficientes, pois o transporte de tiamina eleva-se apenas em caso de baixa concentração. Sendo assim, é necessário avaliar a reserva materna e prescrever a suplementação se necessário.

Riboflavina
Atua na produção de energia e na atividade da glutationa. A deficiência pode causar alterações dermatológicas, neurológicas e até afetar o desenvolvimento da criança. A taxa dessa vitamina é afetada pela dieta materna e pela suplementação

Vitamina B6
Vitamina B6 é um cofator de diversas enzimas e sua deficiência pode gerar alterações neurológicas e comportamentais. Sua concentração no leite é altamente determinada pela ingestão materna, inclusive se há suplementação.

Vitamina B12
Quando em níveis abaixo da normalidade, pode resultar em sintomas neurológicos e afetar o desenvolvimento da criança e sua suplementação resulta em aumento da concentração no leite materno. Há preocupação em relação a lactantes veganas e vegetarianas, que no geral possuem baixas taxas dessa vitamina, mas a literatura comprovou que o leite materno de mães suplementadas por B12 é nutricionalmente equivalente ao de mães não-veganas e não-vegetarianas.

Folato
Necessário no processo de produção de proteínas, DNA e RNA. A suplementação de folato é recomendada para mulheres no período pré-gestacional até o final da gestação, porém, se realizada durante o período de lactação – seja em forma de folato ou ácido fólico – não altera a concentração no leite materno.

Colina
A deficiência de colina na infância está associada a baixa estatura e portanto, taxas nutricionalmente adequadas no leite materno são essenciais. Quando a ingestão dietética não for suficiente, suplementação de fosfatidilcolina gera aumento das concentrações no plasma materno e no leite.

Vitamina C
Participa do sistema imunológico e sua concentração no leite materno é pouco afetada pela suplementação.

Vitamina A
Crianças nascem com baixas taxas de vitamina A, independente das taxas maternas e por isso, o leite materno é imprescindível para assegurar o crescimento e desenvolvimento infantil. Estudos concluíram que a suplementação em comunidades com deficiência de retinol foram efetivas, porém, não resultaram em aumento no leite materno em lactantes bem nutridas.

Vitamina D
Substância que atua no desenvolvimento do sistema imune, cerebral e no crescimento ósseo pode ser suplementada efetivamente durante a lactação.

Vitamina E
Responsável por estimular o sistema imunológico e por atuar como substância antioxidante. A suplementação materna comprovadamente aumenta a concentração no colostro.

Vitamina K
É administrada logo ao nascimento para evitar síndrome hemorrágica. Estudo comprovou que a suplementação materna a partir do nascimento até 12 semanas após resultou em maiores taxas no plasma materno, leite materno e plasma da criança.

Ferro
Substância importante que participa da estrutura da hemoglobina e de diferentes enzimas. A reserva do recém nascido é acumulada principalmente durante o terceiro trimestre de gestação e a concentração no leite materno não é suficiente para as necessidades do bebê e por isso, orienta-se a suplementação infantil à partir dos 6 meses. A concentração no leite materno não é alterada pela suplementação materna.

Cobre
Cofator enzimático de diversos processos metabólicos, sua concentração no leite materno não é afetada pela suplementação materna. No entanto, estudos demonstraram que aumento na taxa de selênio resulta em aumento da taxa de cobre.

Zinco
A deficiência de zinco compromete o crescimento e o sistema imune, bem como está relacionada à maior morbimortalidade por infecções do sistema respiratório e por diarreia. No entanto, a ingestão materna – por meio de dieta ou suplementação – não altera a concentração no leite materno.

Cálcio
Constituinte do osso e participante da comunicação celular, sua taxa no leite materno não se altera pela ingestão materna.

Fósforo
Sua taxa no leite materno é alterada apenas em caso de hipofosfatemia familiar materna e hiperparatireoidismo, não sendo afetada pela ingestão materna. O fósforo é um componente da membrana celular e ácido nucleico e atua em processos metabólicos diversos, como produção energética e comunicação celular.

Magnésio
Atua em reações metabólicas e parte da estrutura óssea. A taxa de magnésio no leite não é alterada pela ingestão materna e suplementação.

Iodo
Importante para o crescimento e desenvolvimento da criança, o iodo pode ser suplementado pela mãe visando aumento das taxas no leite materno.

Selênio
Componente de estruturas importantes para o metabolismo e para o desenvolvimento como glutationa peroxidase. Crianças nascem com uma certa reserva de selênio, porém, dependem do leite materno para seu estoque. A ingestão por meio da dieta ou da suplementação é um grande determinante na concentração no leite.

Ômega 3 – DHA
Recomenda-se que lactantes atinjam ingestão de pelo menos 200 mg de DHA por dia, seja por meio de suplementação ou dieta. Acredita-se que ele seja essencial no desenvolvimento visual e neurológico.

Diante dessas informações, profissionais de saúde estarão preparados para a avaliação e prescrição de suplementos maternos essenciais para o desenvolvimento do lactente. Conclui-se que a suplementação de tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B12, colina, vitamina C, vitamina A, vitamina D, vitamina E, vitamina K, iodo e selênio efetivamente alteram a concentração de tais nutrientes no leite. Por outro lado, as taxas de folato, ferro, cobre, zinco, cálcio, fósforo e magnésio não são alteradas independente da ingesta materna e portanto, sua suplementação visando a alteração nutricional do leite materno é ineficaz.

Um bjo,

Dra Kelly Oliveira

CRM 145039 RQE 47171 | 88906

______________________________________________________________________________

Acompanhe minhas redes sociais:

Instagram @pediatriadescomplicada

Podcast: Podcast Pediatria Descomplicada para mamãe com Dra. Kelly

Contato: drakelly@amma.com.vc

Marque uma consulta com a Dra. Kelly: Consultório Espaço Médico Descomplicado no Brasil e no mundo

🟣 INTRODUÇÃO ALIMENTAR: https://youtu.be/5FWOO_zd5i0

🟣 SONO: https://youtu.be/JHlaGWnqYig

Blog para profissionais da saúde: Pediatria para Experts

Youtube para profissionais da saúde: Pediatria para Experts

Instagram para profissionais da saúde: @pedexperts

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima