Amamentação na volta ao trabalho: dicas e recomendações
Em mais um post da série amamentação, hoje darei dicas sobre a alimentação da mamãe que amamenta e como continuar a amamentar mesmo trabalhando. Continuem comigo!
Mamãe, prepare-se para a academia, pois amamentar gasta muita energia!
Para a produção do leite, é necessária a ingestão de calorias e de líquidos além do habitual. Por isso, durante o período de amamentação, existe um aumento do apetite e da sede da mulher e também algumas mudanças nas preferências alimentares.
O consumo extra de 500 calorias por dia é geralmente o suficiente, pois a maioria das mulheres armazena, durante a gravidez, de 2kg a 4kg para serem usados na lactação, porém mais calorias podem ser necessárias.
Recomendações para uma alimentação adequada durante a lactação:
- Consumir dieta variada, incluindo pães e cereais, frutas, legumes, verduras, derivados do leite e carnes;
- Consumir três ou mais porções de derivados do leite por dia;
- Esforçar-se para consumir frutas e vegetais ricos em vitamina A;
- Certificar-se de que a sede está sendo saciada;
- Evitar dietas e medicamentos que promovam rápida perda de peso (mais de 500g por semana);
- Consumir com moderação café e outros produtos cafeinados (chá preto, Coca-cola®…)
A alimentação ideal de uma nutriz pode não ser acessível para muitas mulheres de famílias com baixa renda, o que pode desestimulá-las a amamentar seus filhos. Entretanto o custo de uma amamentação com leite artificial (fórmula), acaba saindo muito mais caro que investir numa alimentação saudável para a mãe. As mulheres são capazes de produzir leite de boa qualidade mesmo com a dieta longe da ideal…
Para as mamães vegetarianas, é importante lembrar que elas devem suplementar as vitaminas do complexo B, pois essas vitaminas não são encontradas nos vegetais, na proporção exigida, e isso pode acarretar hipovitaminose no bebê. Também uma ingestão adequada de proteínas é fundamental.
No geral, as mulheres que amamentam não necessitam evitar determinados alimentos. Entretanto, se elas perceberem algum efeito na criança de algum componente de sua dieta, pode ser feita a prova terapêutica: retirar o alimento da dieta por algum tempo e reintroduzi-lo, observando com muita atenção a reação da criança. Caso os sinais e/ou sintomas da criança melhorem significativamente com a retirada do alimento e piorem com a sua reintrodução, ele deve ser evitado. O leite de vaca é um dos principais alimentos relacionados ao desenvolvimento de alergias alimentares.
A hidratação em mulheres nutrizes é fundamental. Dá uma sede danada amamentar, e a mamãe deve aumentar a sua ingesta de água para manter uma boa produção de leite. Entretanto, líquidos em excesso devem ser evitados, pois não aumentam a produção de leite na mesma proporção.
Outro tema que gostaria de falar hoje é sobre a mãe que trabalha, pois essa realidade é quase que total para as mamaes de hoje. Voce sabia que mesmo depois de voltar ao trabalho pode (e deve) continuar amamentando seu bebê! Entretanto poucas mães sabem disso…falta informação e encorajamento. Para entender como fazer isso, veja as dicas abaixo.
Como continuar amamentando mesmo depois de voltar a trabalhar!
O trabalho materno fora do lar pode ser um importante obstáculo à amamentação, em especial a exclusiva. A manutenção da amamentação depende do tipo de trabalho da mãe, do número de horas no trabalho, das leis e das relações trabalhistas, do suporte ao aleitamento materno na família, na comunidade e no ambiente de trabalho e, em especial, das orientações dos profissionais de saúde para a manutenção do aleitamento materno em situações que exigem a separação física entre mãe e bebê. Porém é possível, e desde que haja condições para isso, deve ser tentado sempre!
Para as mães manterem a lactação após retornarem ao trabalho, é importante a orientação do pediatra, que vai ensinar para a mamãe como extrair o leite, como armazená-lo e como dar ao bebê, e também o apoio dos os familiares, em especial o companheiro, para dividir as tarefas domésticas.
Antes de voltar a trabalhar
- Manter o aleitamento materno exclusivo;
- Conhecer as facilidades para a retirada e armazenamento do leite no local de trabalho (privacidade, geladeira, horários);
- Praticar a ordenha do leite (de preferência a manual) e congelar o leite para usar no futuro. Iniciar o estoque de leite 15 dias antes do retorno ao trabalho. Isso é importantíssimo para ter um bom estoque de leite antes de voltar ao trabalho!
Na volta ao trabalho…
Buá! Chegou um momento muito difícil para a mamãe, pois após alguns meses ela precisa voltar ao trabalho, a separação após intenso meses em que você mamãe estava ali para o seu bebê o tempo todo é difícil, mas podemos manter a amamentação desde que alguns cuidados sejam tomados!
- Amamentar com frequência quando estiver em casa, inclusive à noite;
- Evitar mamadeiras; oferecer a alimentação por meio de copo e colher;
- Durante as horas de trabalho, esvaziar as mamas por meio de ordenha e guardar o leite em geladeira. Levar para casa e oferecer à criança no mesmo dia ou no dia seguinte ou congelar. Leite cru (não pasteurizado) pode ser conservado em geladeira por 12 horas e, no freezer ou congelador, por 15 dias;
- Para alimentar o bebê com leite ordenhado congelado, este deve ser descongelado, de preferência dentro da geladeira. Uma vez descongelado, o leite deve ser aquecido em banho-maria fora do fogo. Antes de oferecê-lo à criança, ele deve ser agitado suavemente para homogeneizar a gordura;
Como fazer a ordenha manual:
- Dispor de vasilhame de vidro esterilizado para receber o leite, preferencialmente vidros de boca larga com tampas plásticas que possam ser submetidos à fervura durante mais ou menos 20 minutos.
- Procurar um local tranquilo para extrair o leite;
- Prender os cabelos;
- Usar máscara ou evitar falar, espirrar ou tossir enquanto estiver ordenhando o leite;
- Ter à mão pano úmido limpo e lenços de papel para limpeza das mãos;
- Lavar cuidadosamente as mãos e antebraços. Não há necessidade de lavar os seios frequentemente;
- Secar as mãos e antebraços com toalha limpa ou de papel;
- Posicionar o recipiente onde será coletado o leite materno (copo, xícara, caneca ou vidro de boca larga) próximo ao seio;
- Massagear delicadamente a mama como um todo com movimentos circulares da base em direção à aréola;
- Procurar estar relaxada, sentada ou em pé, em posição confortável. Pensar no bebê pode auxiliar na ejeção do leite;
- Curvar o tórax sobre o abdômen, para facilitar a saída do leite e aumentar o fluxo;
- Com os dedos da mão em forma de “C”, colocar o polegar na aréola acima do mamilo e o dedo indicador abaixo do mamilo na transição aréola mama, em oposição ao polegar, sustentando o seio com os outros dedos;
- Usar preferencialmente a mão esquerda para a mama esquerda e a mão direita para a mama direita, ou usar as duas mãos simultaneamente (uma em cada mama ou as duas juntas na mesma mama – técnica bimanual);
- Pressionar suavemente o polegar e o dedo indicador, um em direção ao outro, e levemente para dentro em direção à parede torácica. Evitar pressionar demais, pois pode bloquear os ductos lactíferos;
- Pressionar e soltar, pressionar e soltar. A manobra não deve doer se a técnica estiver correta. A princípio o leite pode não fluir, mas depois de pressionar algumas vezes o leite começará a pingar. Poderá fluir em jato se o reflexo de ocitocina for ativo;
- Desprezar os primeiros jatos, assim, melhora a qualidade do leite pela redução dos contaminantes microbianos;
- Mudar a posição dos dedos ao redor da aréola para esvaziar todas as áreas;
- Alternar a mama quando o fluxo de leite diminuir, repetindo a massagem e o ciclo várias vezes. Lembrar que ordenhar leite de peito adequadamente leva mais ou menos 20 a 30 minutos, em cada mama, especialmente nos primeiros dias, quando apenas uma pequena quantidade de leite pode ser produzida;
- Podem ser ordenhados os dois seios simultaneamente em um único vasilhame de boca larga ou em dois vasilhames separados, colocados um embaixo de cada mama.
Como oferecer o leite ordenhado ao bebê?
O leite ordenhado deve ser oferecido à criança de preferência utilizando-se copo, xícara ou colher. A mamadeira deve ser evitada para que não ocorra o desmame e a confusão de bicos.
Para isso, é necessário que o pediatra demonstre como oferecer o leite à criança. A técnica recomendada é a seguinte:
- Acomodar o bebê desperto e tranquilo no colo, na posição sentada ou semi-sentada, sendo que a cabeça forme um ângulo de 90º com o pescoço;
- Encostar a borda do copo no lábio inferior do bebê e deixar o leite materno tocar o lábio. O bebê fará movimentos de lambida do leite, seguidos de deglutição (ele sorve o leite, diferente da maneira como ele suga o peito);
- Não despejar o leite na boca do bebê.
Por hoje é isso! Se você é mamãe e amamenta, já vá se preparando para continuar a amamentação quando precisar voltar ao trabalho. Se você conhece alguma mamãe que está amamentando e voltará para o trabalho logo, compartilhe essas informações com ela!
Deixem as dicas, dúvidas e sugestões aqui.
Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉
Um bjo
Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039
E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).
Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007
Veja outras dicas sobre amamentação também em:
- Amamentação: perguntas e respostas
- Amamentação: comportamento e desenvolvimento do bebê
- Amamentação: o que você precisa saber antes do bebê nascer
- Mamãe, saiba qual a melhor posição e pega na hora de amamentar
- Amamentar: como funciona no meu corpo
- Amamentar – um ato de amor
Photo Credits:
www.nhs.uk/Conditions/pregnancy-and-baby/PublishingImages/E%20to%20I/expressing-milk_557x200.jpg
www.inursemybaby.com/sites/all/themes/theme740/images/pics/pump4.jpg
www.dailymail.co.uk