Desenvolvimento do bebê de 9 meses

desenvolvimento do bebe de 9 meses
Bebê de nove meses já começa a engatinhar e vai ficando de pé e brincando para todos os lados

Como é o desenvolvimento do bebê de 9 meses ? Venha saber tudo sobre esse bebê independente!

Chegamos ao 9º mês de vida do seu bebê. Como passou rápido não é mesmo? Muitas conquistas e desafios ao longo desse caminho, mas é gratificante acompanhar como seu filho vem se desenvolvendo.

Esse mês teremos mais conquistas e novas habilidades, então vamos descobrir o que vem de novo por aí.
Seu bebê já deve estar fazendo de 5 a 6 refeições por dia, agora o “tetê” se tornou um complemento. Se notar que ele não está aceitando bem os alimentos, pode ser dentinhos a caminho.

Nessa fase costuma nascer os incisivos laterais, caso ainda não tenha passado na odontopediatra, esse será um bom momento para marcar. Lembrando que a primeira consulta deve ser logo após a erupção dos dentes.

O padrão de sono também irá sofrer alterações, se o seu bebê ainda tirava 3 sonecas durante o dia, é normal que diminua para 2, não se assuste. Você deve sentir se ele fica bem com essa redução, porém não é uma “lei”, existem alguns bebês que irão permanecer com a mesma quantidade de sonecas. Com seu desenvolvimento motor cada vez mais aprimorado, ele já vai para todos os lados engatinhando. Consegue ficar em pé se segurando, senta-se sozinho e já tem controle total sobre seu tronco e membros.

Uma novidade, ele começa a apontar objetos ou brinquedos que deseja. Também consegue segurar objetos menores usando o polegar e o indicador, fazendo o movimento de “pinça” da coordenação motora fina. Esse é um indicativo que o desenvolvimento está dentro do esperado.

Seu bebê também pode começar a puxar seu cabelo, isso mesmo! É bem comum nesta fase, agora com mais autonomia e destreza ele começa explorar novas coisas. Mas não é apenas isso, caso ele tenha contato com crianças mais velha, vai notar que tenta repetir alguns gestos.
Agora ao se olhar no espelho, já consegue se identificar e saber que é ele mesmo. Isso faz parte do desenvolvimento neurológico, ser capaz de identificar sua própria imagem.
Algo bem marcante neste mês é a rotina, seu bebê já está totalmente adaptado e familiarizado aos seus horários. Sair dela pode gerar um certo “estresse”, caso precise viajar ou tenha algum compromisso, tente respeitar ao máximo os horários dele.

E não vamos esquecer da comunicação, assim como ele é capaz de se reconhecer no espelho, seu bebê também compreende as palavras que ouve, fala palavras como “mama” e “papa”, imita sons e gestos, como dar tchau e não com a cabeça, também gritam quando quer atenção. Adora deixar os brinquedos e objetos cair e presta atenção como reagem. Já tem preferência por certos brinquedos e escolhe com o que quer brincar.

A cada mês seu bebê demonstrava um pouco de sua personalidade, este mês isso fica muito evidente. Quando algo não ocorre como esperado, pode extravasar suas frustrações, com gritos, choro, choramingo, pode bater e até atirar objetos ao chão, tudo isso no intuito de chamar sua atenção.

Que tal estimular ainda mais o desenvolvimento do seu bebê?

  • Dê autonomia na hora da alimentação, permita que seu bebê pegue os alimentos ou talheres.
  • Brinquedos de encaixar ou montar são excelentes para a coordenação motora fina.
  • Cante, leia e converse.
  • Brinque no chão com o seu bebê, permita que ele explore novos ambientes.
  • Segure pelos bracinhos e permita que ele ande.
  • Nomeie pessoas, objetos e as atividades do dia a dia.

Quando ligar o sinal de alerta?

  • Se o bebê não senta sozinho.
  • Não mantém contato visual e nem responde quando chamado pelo nome.
  • Não consegue segurar objetos e trocar de uma mão para outra.
  • Não tenta se levantar.
  • Não demonstra emoções.
  • Não fala palavras simples como “mama” e “papa”

Mamãe é muito importante comunicar ao pediatra, caso note algum sinal de atraso no desenvolvimento do seu bebê. É certo que cada criança possui seu tempo, umas irão atingir os marcos dentro do esperado e outra um pouco depois. Porém os marcos de desenvolvimento não devem ser ignorados.

Em caso de bebê prematuro é importante levar em consideração a idade corrigida.

Até a próxima, grande abraço.

Dra. Kelly Oliveira.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=qZFjig3PwHk[/embedyt]

Acompanhe minhas redes sociais:

Instagram @pediatriadescomplicada

Podcast: Podcast Pediatria Descomplicada para mamãe com Dra. Kelly

Contato: drakelly@amma.com.vc

Marque uma consulta com a Dra. Kelly: Consultório Espaço Médico Descomplicado no Brasil e no mundo 

🟣 INTRODUÇÃO ALIMENTAR: https://youtu.be/5FWOO_zd5i0

🟣 SONO: https://youtu.be/JHlaGWnqYig

Blog para profissionais da saúde: Pediatria para Experts 

Youtube para profissionais da saúde: Pediatria para Experts 

Instagram para profissionais da saúde: @ped_experts

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima