Livre demanda e composição do leite

Quem nunca ouviu a explicação de “leite anterior” e “leite posterior”? Mas essa descrição da distribuição de gordura no leite materno é simplista e não explica da melhor forma como o processo ocorre.

Na verdade, o leite materno é um alimento perfeito, completo e dinâmico. Sua composição varia dependendo da idade da criança, tempo de amamentação, durante o dia e até durante a mesma mamada.

É importante lembrar que o teor de gordura varia entre as mães e entre as mamadas, mas a QUANTIDADE de gordura ingerida não depende da frequência da amamentação. Quem mama mais vezes, ingere menos volume por mamada e quem mama menos vezes, ingere um volume maior a cada vez. Com a gordura, acontece o mesmo. Quanto maior a quantidade de leite ingerido naquela mama, menor o teor médio de gordura e quanto menor o volume total ingerido, maior a quantidade de gordura.

Isso acontece tanto em cada mamada, como durante o dia e também em todo o período da lactação.

O leite de mulheres que amamentam há mais de 1 ano tem um conteúdo maior de gordura e energia do que o leite de mulheres que amamentam há menos tempo (2 a 6 meses).

A contribuição da energia do leite materno na dieta infantil é significativa durante a lactação prolongada. A criança que também está ingerindo alimentos diminui a quantidade de leite, mas essa menor quantidade é equilibrada pelo aumento da concentração de energia.

Não existe um alimento tão dinâmico assim. Além de conter tudo que a criança precisa até os 6 meses, sua composição muda a depender da frequência e tempo de mamada. Isso é incrível!

Vamos valorizar a livre demanda e confiar na perfeita e dinâmica composição do leite. 

Fonte:

  • Mandel D, Lubetzky R, Dollberg S, Barak S, Mimouni FB. Fat and energy contents of expressed human breast milk in prolonged lactation. Pediatrics. 2005 Sep;116(3):e432-5. doi: 10.1542/peds.2005-0313. PMID: 16140689.
  • Kent JC, Mitoulas LR, Cregan MD, Ramsay DT, Doherty DA, Hartmann PE. Volume and frequency of breastfeedings and fat content of breast milk throughout the day. Pediatrics. 2006 Mar;117(3):e387-95. doi: 10.1542/peds.2005-1417. PMID: 16510619.
Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima