Por que não usar chupeta de alimentação?

Para começarmos o ano desvendando os mistérios da maternidade e da paternidade, resolvi trazer um assunto super diferenciado! 

 Alguém aqui já ouviu falar de alimentadores infantis?

Pois bem! Os alimentadores infantis são como chupetas só que com peneira, ao invés da borracha acoplada na estrutura da chupeta. O intuito desse alimentador infantil é fazer com que o bebê segure-o e coma sozinho o alimento que é colocado dentro da peneira.

A introdução alimentar deve ser iniciada aos 6 meses de idade. A partir desse período, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que o bebê já pode comer frutas in natura ou de maneira raspada na colher.

Eaí, pai e mãe, vocês acham que existe a necessidade do uso desse alimentador infantil?

Bom, na minha opinião, acho que não existe! Quer saber por que?

Essa peneira no alimentador infantil faz com que as crianças percam a oportunidade de conhecer a textura e o sabor real dos alimentos. Vale ressaltar que essas redinhas são pouco higiênicas pois os pais não conseguem limpar corretamente após alimentar a criança.

”Ah Dra, mas chupar a peneira não vai fazer mal para o meu filho?”

Olha mãe, não é que vai fazer mal para a saúde dele no quesito da alimentação, mas é que essa peneira não vai estimular a coordenação motora que seu filho vai ter que apresentar ao mastigar o alimento. Sem contar que ele precisa aprender a desenvolver mecanismos de defesa contra engasgos. E, com a redinha esse aprendizado não é adquirido.

Logo, é preciso que a criança desenvolva controle oral do alimento ao segurar o alimento, mastigá-lo e engoli-lo. 

Bom, pessoal! Por hoje é só! Espero que vocês tenham gostado do texto de hoje! 

Não se esqueçam de compartilhar com seus amigos e familiares! 

Grande abraço e feliz 2022! 

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn