Mamãe chegou ao 5 º mês de vida do seu bebê! Olhando agora para ele vai perceber o quanto seus traços mudaram e como está esperto, risonho e brincalhão.
A cada mês que passa novos desafios e novas conquistas são adquiridas não é mesmo. Esse mês não é diferente.
Tenho muita coisa importante para te contar, então fica aqui até o fim!
Eu acredito no poder do conhecimento e através dele nos tornamos mães empoderadas, por isso é tão importante está a pá o que acontece, principalmente quando diz respeito aos nossos filhos.
Esse mês seu bebê está cheio de brincadeiras e gracinhas e usa desse artifício para chamar sua atenção. Sabia que através disso e da forma como você responde o cérebro do seu pequenino gera novas e importantes conexões? Por isso sempre o responda com atenção e de forma alegre.
A Comunicação está cada vez mais divertida e com um repertório maior, além de balbuciar, imitar os sons, e fazer alguns grunhidos, algumas sílabas podem surgir, como gu, au, pa, dá, entre outras. Continue estimulando cada vez mais a conversa.
Nessa idade seu bebê já entende alguns sons, como o barulho do carro, o cachorro latindo ou gato miando.
As brincadeiras e “baguncinhas” são uma delícia e contribui para o desenvolvimento psíquico e social. Seu bebê está mais risonho que nunca, embora ainda estranhe algumas pessoas, na maioria das vezes ele reponde com um sorriso.
Agora também é comum ele chorar quando os pais se afastam, isso faz parte do aprendizado que ele e a mãe são indivíduos separados, mas pode gerar uma certa ansiedade para o bebê.
A coordenação do pequeno também teve grande avanço, além de pegar e segurar os brinquedos e objetos, também os explora. Toca, observa e até trocando de uma mão para a outra.
Esse é um ótimo momento para estimular seu bebê a tentar pegar os brinquedos e rolar, quando estiver deitado no tapete ou colchão de atividades. Deixe o brinquedo fora do seu alcance, para que ele vá até onde está.
Seu bebê não sairá engatinhando, pois é muito novinho, mas acredite ele irá até o brinquedo!
Agora com o corpo mais firme e com controle maior do seu tronco, seu bebê já consegue ficar longos períodos sentado, com apoio é claro. Isso contribui para fortalecer ainda mais sua musculatura, visto que no próximo mês ele já deve sentar-se sozinho ou com pouco apoio.
Esse mês é esperado que seu bebê comece a rolar, então cuidado mamãe, não o deixe sozinho em cima da cama, sofá ou cadeirinhas, para evitar possíveis quedas.
Que tal estimular ainda mais o desenvolvimento do seu bebê?
- Converse, cante e brinque muito com seu bebê.
- Responda sempre com entusiasmo, quando você responde com alegria o cérebro do seu bebê se desenvolve.
- Nomeie pessoas e objetos, isso vai estimular a falar novas sílabas.
- Deixe-o mais tempo sentado.
- Coloque os brinquedos fora de seu alcance, para que ele possa ir até eles.
Quando devo ligar o sinal de alerta?
- Se seu bebê chora excessivamente, sem motivo aparente (fome, dor, tédio).
- Se ele não faz ou mantém contato visual.
- Não sorrir ou demonstra estar feliz ou triste.
- Não balbucia.
- Não vira a cabeça em direção a pessoas ou objetos com os olhos.
- Não fica sentado mesmo com apoio.
- Não segura e nem tem controle sobre a cabeça.
- Não tenta alcançar objetos e brinquedos.
- Não segura objetos.
- Perdeu alguma habilidade que tinha adquirido nos últimos meses.
Mamãe é muito importante comunicar ao pediatra, caso note algum sinal de atraso no desenvolvimento do seu bebê. É certo que cada criança possui seu tempo, umas irão atingir os marcos dentro do esperado e outra um pouco depois. Porém os marcos de desenvolvimento não devem ser ignorados.
Em caso de bebê prematuro é importante levar em consideração a idade corrigida.
Estamos amando tê-la aqui! Nos encontramos logo mais, com mais novidades sobre seu bebê.
Até a próxima, grande abraço!