Parece que foi ontem que seu bebê chegou não é mamãe e agora ele já está bem diferente do que era, não é mesmo?
Esse é um mês muito importante, cheio de novas descobertas e conquistas. As mamães amam essa fase, pois agora a interação do bebê com todos ao seu redor aumenta muito.
Começando pela comunicação, novas e importantes aquisições ocorrem nesse campo. Seu bebê começa a balbuciar e imitar alguns sons, usa algumas consoantes de forma bem sutil.
Ele descobriu que tem controle sobre sua voz e adora testá-la, começa a tão gostosa fase dos gritinhos. Mas não é só isso, ele começa fazer algumas expressões faciais, como franzir a testa e já atende quando chamado pelo nome.
Agora já reconhece as pessoas próximas e pode estranhar outras que não estão tão presentes no dia a dia, caso isso ocorra você irá notar! Um biquinho, um choro e ele vai se voltar para a pessoa de confiança, você o papai ou cuidador. Acolha-o e espere ele se acostumar com a presença da pessoa. Lembre-se que você é o seu porto seguro.
Sim! Seu bebezinho demonstra suas emoções, fica claro quando algo o faz feliz ou triste e se alegra ao localizar o papai e a mamãe. Ele também corresponde aos gestos de afeto, como carinho, abraço e beijinho. É incrível ver como se desenvolveu e como já demonstra sua personalidade.
Esse mês um novo salto de desenvolvimento irá acontecer, ele pode durar 1 mês ou até 1 mês e meio, durante o salto você irá perceber as habilidades adquiridas, como por exemplo: Um controle maior sobre o tronco e a cabeça, consegue mantê-la erguida firmemente e sem apoio.
Quando colocado com os pés apoiados, empurra as pernas e tenta sentar-se, mas ainda não consegue. Quando está deitado de barriga para baixo, se vira com a barriga para cima.
Sua coordenação motora está cada dia melhor, além de pegar os brinquedos e chacoalhar, ele consegue usar de forma coordenada as mãos e os olhos para pegar os objetos. Presta atenção e abre a mão para receber o que está sendo ofertado e leva a mão facilmente a boca.
Aliás, esse é o momento em que a fase oral fica bem evidente, tudo vai para a boca, as mãozinhas então não saí de lá. E tudo bem mamãe!
A boca é onde existem mais terminações nervosas por mm, os bebés descobrem e sentem o mundo através dela, não tente impedir esse movimento. Faz parte do aprendizado e desenvolvimento do seu bebê.
Quer saber como estimular o desenvolvimento do meu bebê? Separei algumas dicas para você!
- Converse com o seu bebê de forma alegre;
- Brinque com as expressões faciais, piscar, sorrir, fazer besourinho, mandar beijo, brincar de esconde-esconde;
- Imite os sons do bebê, mas também converse com sua linguagem;
- Sempre o responda com alegria e entusiasmo;
- Ofereça brinquedos adequados para sua idade, com textura, cores e que façam algum barulho(chocalho);
- Estabeleça uma rotina, lembra da teoria do ABRAÇO;
- Leia e cante para ele;
- Estimule o bebê a sentar, o apoie no seu corpo;
- Coloque brinquedos a sua volta, para que ele tente pegá-los e consiga explorar o espaço;
- Segure-o de pé, com os pezinhos apoiados no chão firme.
Quando ligar o sinal de alerta? Se o bebê:
- Não observa o movimento das coisas;
- Não ergue a cabeça firmemente;
- Não sorrir para as pessoas;
- Não faz barulhos ou emite sons;
- Não empurra os pés quando estão apoiados;
- Não leva objetos e as mãos à boca.
Mamãe é muito importante comunicar ao pediatra, caso note algum sinal de atraso no desenvolvimento do seu bebê. É certo que cada criança possui seu tempo, umas irão atingir os marcos dentro do esperado e outra um pouco depois. Porém os marcos de desenvolvimento não devem ser ignorados.
Em caso de bebê prematuro é importante levar em consideração a idade corrigida.
Estamos amando tê-la aqui! Nos encontramos logo mais, com mais novidades sobre seu bebê.
Até a próxima, grande abraço!