Desenvolvimento do bebê – 3 meses

Ao fim desse mês acaba a exterogestação mãe! Ele vem recheado de novidades. Seu bebê passará pelo 3º salto de desenvolvimento, onde ganhará novas habilidades, mas também irá enfrentar a crise do 3º mês.

Então vamos começar falando dela! A crise do 3º mês dura cerca de 15 dias, mas embora seja curta ela é bem intensa. É nesse momento que a sua produção de leite passará por uma adequação de quantidade, ou seja, antes seu corpo fabricava leite em excesso.

A partir de agora ele irá produzir apenas a quantidade que o seu bebê precisa, mas fique tranquila! Embora os seios não estejam mais com aquele aspecto de super cheios, não faltará leite para seu bebê. Confie  no seu corpo!

Com o fim da exterogestção, o bebê fica mais ativo, ele pode se distrair durante a mamada e soltar o seio algumas vezes, mas é apenas por curiosidade, pois agora enxerga o mundo de outra forma.

 Ele reage com sua presença e segue objetos e pessoas com os olhos, a sua visão está cada vez melhor, agora já consegue enxergar traços mais definidos, mantendo seus olhinhos focados, também já consegue reconhecer seu rosto, sua voz e de pessoas próximas.

Seu bebê se tornou um grande observador, com isso aumentou suas expressões faciais e a cada dia a “conversa” também aumenta. Adora brincar com a voz e verbaliza mais sons, lembre-se de responder com entusiasmo!

Com o corpo cada vez mais firme, consegue erguer ombros, tronco e cabeça quando colocado de bruços. Tendo controle maior das mãozinhas, consegue trazer até a linha média e levar a boca, aqui se inicia a fase oral que vai até os 18 meses de vida.

A boca é o órgão com mais terminações nervosas por mm, é através dela que o bebê terá a maior parte de suas experiências, por isso é tão comum eles levarem objetos, brinquedos e as mãozinhas à boca.

Não tente impedir esse movimento, faz parte do aprendizado e desenvolvimento do pequenino.

Se olhar para trás vai perceber o quanto seu bebê se desenvolveu, ele não é mais aquela criança que passava a maior parte do tempo dormindo, pelo contrário, seu tempo de sono total agora é por volta de 15 horas, tirando 3 sonecas ao longo do dia.

A essa altura seu é importante já ter uma rotina, com horários de sonecas estipulados e um bom tempo de sono noturno, com despertares apenas para mamar, mas você irá notar que seu bebê já segue um padrão de sono, acordando de x em x horas para mamar.

Caso você ainda não tenha uma rotina bem estabelecida, esse é um ótimo momento para implementar uma. Use a teoria do ABRAÇO, ela irá te ajudar a ter uma rotina sólida mas não rígida.

Como funciona? ABRAÇO:

  • Alimentar-se;
  • BRincar; 
  • Adormecer; 
  • reComeçar; 
  • Observar.

 Observe que ela acontece em ciclos, que se repetem ao longo do dia. Primeiro o bebê se alimenta, em seguida brinca e adormece. Então o ciclo se repete, assim funciona a teoria do abraço.

Agora aqui vão umas dicas importantes de como estimular ainda mais o desenvolvimento do seu bebê:

  • Continue praticando o Tummy time, use brinquedos para auxiliar o seu bebê nesse momento. Dê sempre preferências a brinquedos que estimulam o desenvolvimento dos sentidos.
  • Crie uma rotina estruturada, mas não rígida! Lembre-se da teoria do ABRAÇO;
  • Estimule seu bebê cante, brinque e converse com ele. Se bebê além de aprender brincando, ele também aprende observando.
  • Ao conversar com seu bebê repita os seus sons, mas também use linguagem clara.
  • Ensine novas habilidades, como fazer “besourinho” ou soprar bolhinhas de salivas, não esqueça o quanto ele é um ótimo observador.

 

Quando devo ligar o sinal de alerta? Se o bebê:

  • Não segura a cabeça;
  • Seu tronco é molinho;
  • Quando colocado de bruços, não tenta erguer ombros, tronco e cabeça;
  • Não sorrir;
  • Não acompanhar pessoas e objetos com os olhos;
  • Não verbaliza sons.

Todos esses são marcos importantes para essa idade, embora cada criança tenha seu próprio tempo, eles não devem ser ignorados. Se notar que algo não está como esperado é importante conversar com seu pediatra.

Que mês em mamãe! Cheio de novidades não é? Espero que esteja gostando de acompanhar aqui o desenvolvimento do seu bebê mês a mês.

Até a próxima, 

Grande Abraço.

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima