Desenvolvimento do bebê – 2 meses

Sim, o primeiro mês passou! Ele parecia sem fim né, mas acredite, a partir de agora os meses irão voar. Por isso curta cada momento do Desenvolvimento do bebê e cada evolução do seu bebezinho.

Esse mês vem chegando cheio de novas descobertas e aprendizados, você irá notar uma grande evolução no Desenvolvimento do bebê.

Uma das primeiras mudanças é que agora ele ficará mais tempo acordado, irá observar mais o mundo que está a sua volta.

Você vai notar que agora ele olha para você e o papai, vira a cabecinha em direção a sons e presta atenção nos rostos, nas suas expressões faciais e como se comunica, seu rosto é o objeto mais atrativo nesse momento.

Isso ocorre porque agora sua visão está mais desenvolvida, o bebê enxerga com mais clareza e já consegue distinguir as cores.

Por conseguir enxergar melhor ele também se expressa e se comunica, o sorriso que antes era apenas um reflexo, agora é proposital, como forma de resposta. É o famoso sorriso social.

Outra mudança significativa é que agora o seu bebê se mexe mais, sim! Ele está mais ativo, porém seus movimentos ainda são suaves. Ele pode bater a mãozinha nos brinquedos na tentativa de pegá-los e até levar a mãozinha à boca, pode também  sugar os dedinhos. 

Lembra da  necessidade de sucção? Além de ajudar no desenvolvimento, traz prazer, conforto e acaba sendo uma forma do bebê se acalmar.

Você vai notar que agora o seu corpinho está mais durinho, o tronco mais firme e que seu bebê até consegue elevar a cabeça e o tronco, quando colocado de bruços. Mas essas não são as únicas novidades.

Seu choro também está diferente, a forma como chora mostra que pode ser por motivos diferentes, como: sono, dor ou tédio. Sim seu bebê fica entediado! Se ainda não notou, preste atenção. Quando ele fica muito tempo numa posição ou olhando para um único lugar, seu bebê vai chorar por tédio.

Neste mês a comunicação começa, além do sorriso a “conversa” começa a fluir, ele faz barulhinhos e gorgoleja.  É importante que você sempre responda, assim vai estimulá-lo. Pode ser imitando seus sons, ou conversando mesmo, mas sempre responda.

Aqui está outras formas de estimular o desenvolvimento do seu bebê:

  • Faça tummy time, caso ainda não esteja fazendo, ele pode ser iniciado com apenas alguns dias de vida, respeitando o tempo e limite do seu bebê.
  • Posicione os brinquedos na altura dos olhos do bebê, quando ele estiver fazendo o tummy time;
  • Abuse dos brinquedos sensoriais, eles ajudam a desenvolver os sentidos e a coordenação;
  • Abrace, converse e brinque com seu bebezinho nos momentos em que ele estiver acordado;
  • Crie uma rotina para seu bebê, assim ele vai conseguir ficar acordado durante o dia e dormir mais a noite;
  • Responda com entusiasmo, quando ele “conversar”, pode imitar seus sons, mas também use linguagem clara;
  • Preste atenção aos diferentes choros, assim você saberá interpretar o que ele deseja;
  • Coloque um espelho bem preso, em um ambiente onde o bebê consiga se ver.

 Quando ligar o sinal de alerta? Se o seu bebê não:

  • Responde a sons altos;
  • Observa movimentos das coisas;
  • Sorrir para as pessoas;
  •  Leva a mão na boca;
  • Mantém a cabeça e o tronco erguido, quando colocado de bruços.

Nesses casos é importante observar e falar com o seu pediatra, mesmo que cada criança tenha seu tempo, esses são marcos importantes que não devem ser ignorados.

Quanta novidade para um único mês não é mesmo mãezinha? A cada mês novas descobertas chegam e seu bebezinho irá crescer e se desenvolver cada vez mais.

Até o próximo mês,

Um  grande abraço!

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn