Desenvolvimento do bebê – 1º mês

Se você está aqui é possível que seu bebezinho já tenha chegado ou esteja quase chegando, não é mesmo, então seja bem-vinda mamãe! Que tal entender um pouco mais sobre esse primeiro mês de vida, como seu bebê deve se desenvolver, o que esperar e até mesmo quando ligar o sinal de alerta.

O primeiro mês de vida do bebê é extremamente desafiador, não só para nós pais, mas principalmente para ele. Afinal o universo que conhecia, não existe mais.

Agora ele precisa se adaptar ao novo mundo, com mais luz, barulho, toques e cheiros. Nesse momento o bebê é totalmente dependente da mãe, ao longo dos meses vamos falar mais sobre o binômio mãe e bebê.

Além de não saber que vocês são indivíduos separados, ele também não sabe que nasceu, isso mesmo!

Seu bebê está no que chamamos de exterogestação, vamos entender um pouquinho mais sobre isso.

A teoria pertence ao antropólogo Ashley Montogu, porém foi difundida pelo pediatra Harvey Karp, ela defende que a gestação não dura apenas 9 meses, mas sim 12 meses.

Sendo assim, até o 3º mês de vida o bebê necessita dos estímulos que recebia no útero para se desenvolver aqui fora. 

Vamos conhecer e entender cada um desses estímulos. O primeiro é muito conhecido, é  natural e faz parte do dia a dia. O tão famoso e polêmico Colo

Por longos 9 meses seu bebê esteve juntinho de você, agora aqui fora ele precisa e sente falta desse contato pele a pele com a mãe.

É  no colo onde essa necessidade será suprida, também é no colo que ele se sente seguro, onde pode sentir seu cheiro, sentir seu batimento cardíaco. Então mamãe não hesite em dar bastante colo para seu pequenino.

Outro grande aliado é o banho de ofurô, pois ele replica muito bem o ambiente do útero, além de ajudar o bebê relaxar e se acalmar. O intuito desse banho não é a higiene, mas sim trazer o ambiente uterino para o bebê.

Agora vamos falar de um  estímulo muito importante e vital para o bebezinho. A sucção, é através dela que ele se alimenta, mas não apenas isso! O ato de sugar ajuda no desenvolvimento e amadurecimento psíquico.

 Na amamentação realize livre demanda. Ou seja, oferte o seio sempre que o bebê  solicitar, nem sempre será por fome. Lembre-se que seu bebê sugava desde a barriga.

Aproveitando o gancho, a amamentação precisa estar bem estabelecida e requer atenção, é importante que seu bebê se alimente bem, para conseguir se desenvolver como deve.

Embora seja algo natural, nem sempre é instintivo. 90% das mães sentem dor ou têm alguma dificuldade nos primeiros dias. Então vamos esclarecer alguns pontos mamãe:

  • Não é normal sentir dor para amamentar.
  • O seio não “caleja”, fissuras mamilares precisam ser avaliadas e tratadas.
  • Fazer livre demanda não significa que seu bebê deve ficar horas no seio.
  • Para uma mamada boa e efetiva, uma pega correta é indispensável.

      Caso necessite procure um profissional de amamentação para te auxiliar!

 Vamos falar um pouquinho sobre o sono, esse é um assunto que traz bastante dúvidas aos papais. Nesse primeiro mês o seu bebê sentirá bastante sono, irá passar mais tempo do seu dia dormindo que acordado. Chegando a ter um  tempo total de sono, de aproximadamente 17 horas, acordando apenas para se alimentar.

É muito comum os bebês trocarem o dia pela noite, isso ocorre porque seu relógio biológico não está “ajustado”, mas você pode ajudá-lo com isso. De dia exponha-o à luz natural e mantenha o ritmo da casa, ao anoitecer mantenha a casa mais tranquila e escura.

Agora o seu bebezinho não irá interagir muito, como falei anteriormente ele passará a maior parte do dia dormindo. Mas é muito importante que durante os períodos acordados você estimule-o.

Vamos relembrar as formas de como estimulá-lo:

  • Contato pele a pele, seu bebê necessita desse contato, então dê bastante colo.
  • Banho de ofurô, lembra que seu bebê está na exterogestação? Esse banho remete ao ambiente uterino, ajudando-o a “amadurecer”.
  • Ruídos brancos ajudam a relaxar. Lembre-se que este ambiente é novo e ele está se adaptando.
  • Faça livre demanda na amamentação, o ato de sugar ajuda seu bebê a se desenvolver e a se acalmar.
  • Use mobiles Montessori, ajuda a desenvolver a visão.
  • Exponha-o à luz do dia, vai ajudar o seu relógio biológico a diferenciar o dia da noite.

Quando ligar o sinal de alerta, ao fim do primeiro mês não:

  • Tenta erguer a cabeça;
  • Reage de forma involuntária(sustos) a sons muitos altos;
  • Não focam objetos a curtas distância;

 

Bastante informações não é mamãe, mas aos poucos você ficará mais familiarizada, lembre-se que esses primeiros meses serão de adaptação tanto para seu bebê como para você.

Até mais,

Grande abraço,

Dra. Kelly

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima