Cheirinho na axila em criança é normal?

Afinal, criança pode ter “cheirinho” embaixo do braço?

Sim, e este cheirinho na axila em criança pode ou não estar associado a puberdade. Muitos pais se preocupam e se assustam, por isso, esse post será para te acalmar e orientar quando a dúvida for “cheirinho na axila em criança é normal?”.

A transpiração por si só não causa mau cheiro. É quando o suor se mistura com as bactérias da pele que tornam o cheiro embaixo do braço desagradável. No entanto, não se espera que o odor axilar apareça antes da puberdade.

É durante as transformações da adolescência, que as glândulas que produzem o suor, presentes em regiões como axilas e virilha, passam a produzir um suor mais gorduroso, que ao entrar em contato com as bactérias da pele é quebrado em substâncias que apresentam esse odor forte.

Por volta dos 7 anos, as glândulas adrenais, que ficam acima dos rins, iniciam uma pequena produção de hormônios sexuais, que na maioria das crianças, passa desapercebido e não provoca manifestações clínicas. É o que chamamos de adrenarca.

Na idade certa, esses hormônios são responsáveis pelo aparecimento dos pelos, aumento da oleosidade da pele, com acne e cravos, e odor axilar. Quando isso acontece antes do tempo ideal que seria aos 8 anos nas meninas e 9 anos nos meninos; consideramos um desenvolvimento precoce.

A adrenarca precoce geralmente é benigna, podendo ser uma variante do normal, mas também pode estar associada a alterações, não fisiológicas, das glândulas adrenais. 

Sendo uma condição benigna, não exige tratamento. Mas, se estiver associada a alguma doença da adrenal, o tratamento vai ser específico para cada condição.

Além da puberdade, existem outras causas de odor axilar nas crianças:

  • Falta de higiene correta.
  • Produção excessiva de suor.
  • Uso de roupas de adulto ou roupas mal lavadas.
  • Alguns alimentos e remédios.
  • E de forma mais rara, algumas doenças.

E, o que fazer para amenizar o cheiro ruim nas axilas?

  • Verifique e mantenha os cuidados com a higiene dos pequenos.
  • Evite o uso de roupas “sujas”
  • Opte por roupas de tecidos leves, como algodão, que não deixem o suor ficar retido.

DESODORANTES EM CRIANÇAS, É PERMITIDO?

O uso de desodorante também é uma opção para aliviar o mau cheiro e está permitido a partir dos 8 anos. A partir dos 12 anos,  o uso de antitranspirantes, que contêm agentes que bloqueiam a transpiração, é liberado pela Anvisa. 

Na hora de escolher um desodorante ou antitranspirante, evite o uso daqueles com alumínio e álcool. Se preferir, existem opções mais naturais, como:

  • Leite de magnésia.
  • Minâncora.
  • Leite de rosas.
  • E compressas de chá preto.

QUANDO É A HORA DE BUSCAR O MÉDICO PELO CHEIRINHO?

O odor axilar precoce na infância pode ser um sinal de alterações hormonais, por isso merece atenção. Se mesmo com os cuidados de higiene em dia, o mau cheiro persistir, procure um especialista para uma avaliação.

Espero que esse post tenha te ajudado! Ficou alguma dúvida?

Deixe aqui nos comentários que irei te responder com todo carinho! 

Um beijo,

Dra. Kelly Oliveira.

REFERÊNCIAS:

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima