Meu bebê não evacua há dias! Isso é normal?

Todo dia, aquele sofrimento. A gente sofre vendo o bebê fazendo aquele esforço imenso para sair só um pouquinho de cocô. Nesse momento pensamos coisas como “Meu bebê não evacua há dias! Isso é normal?”,  “Tão novinho e já tão ressecado!”.

Quando será o momento que esse ressecamento intestinal precisa ser investigado por seu pediatra?

A constipação pode iniciar no primeiro ano de vida e  acontece mais comumente nas crianças pré-escolares (de 2 a 6 anos). E sabe o que mais preocupa nós, pediatras, quando o bebê não evacua há dias?

É que o comportamento da criança reter as fezes por muito tempo pode acabar levando a criança ao quadro de INCONTINÊNCIA FECAL, ou IMPACTAÇÃO, ou seja, a criança que não evacua há dias passa a não conseguir ter tanto controle dos esfíncteres intestinais e, aí, precisamos lançar mão de terapias mais intensas. 

MAS O QUE CAUSA A CONSTIPAÇÃO NA CRIANÇA?

Erros alimentares são os principais culpados pela retenção intestinal nos pequenos. Mas outras causas também podem ser bem comuns quando o bebê não evacua há dias, por exemplo, os em casos de eventos traumáticos, como um desfralde realizado de forma incorreta, fatores psicossociais, alterações da microbiota intestinal, fatores genéticos e hereditários (Síndrome de Down, por exemplo), entre muitas outras.

COMO SABER SE A CRIANÇA ESTÁ CONSTIPADA?

Até os 2 anos, esperamos que o lactente evacue de 3 a 4 vezes por dia.

O pré-escolar ⇒ de 2 a 3 vezes

A partir dos 4 anos a criança já tem o hábito intestinal similar ao que terá na vida adulta; e qualquer dificuldade no ato de evacuar merece uma avaliação qualificada do pediatra.

POR QUE “SEGURAR” A VONTADE DE IR AO BANHEIRO É TÃO RUIM?

Uma criança pode não querer evacuar por qualquer motivo, se isso acontecer repetidamente as fezes ficarão “guardadas” no reto, mais água será reabsorvida e, então, teremos o ciclo vicioso da constipação: fezes endurecidas ⇒ dor para evacuar ⇒ retenção fecal. 

Com estes hábitos a criança se torna mais propensa a episódios de infecção de trato urinário (por esvaziamento incompleto da bexiga) e à escapes fecais (perda de fezes nas roupas íntimas, sem intenção de evacuar – Soiling)

bebes penico

SABE QUAL É A BOA NOTÍCIA?

Com a medicação certa, hábitos de vida e alimentares saudáveis e uma rotina de treinamento de evacuações conseguimos em quase 100% dos casos de Constipação funcional uma resolução completa dos sintomas e estabilização do hábito evacuatório.

Busque sempre a orientação de um profissional de confiança! E, qualquer dúvida, manda aqui para mim nos comentários que terei muita alegria em te ajudar mais.

Um bjo,

Dra Kelly Oliveira

CRM 145039 RQE 47171 | 88906

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn