Síndrome de Down em crianças – o que você pai e mãe precisa saber

Pescoço curto, boca entreaberta, língua para fora, pálpebras inclinadas para cima, base do nariz curto, cabeça achatada, cabelos finos e lisos, essas são as mais famosas e marcantes características da Síndrome de Down em crianças.

Com certeza você já ouviu falar sobre a Síndrome de Down (SD)! Apesar de existirem características em comum, cada criança com a síndrome é única e tem sua própria personalidade e características individuais.

A Síndrome de Down é causada quando há 3 cromossomos 21 e o resultado é um conjunto de sinais e sintomas clínicos em comum a todas as pessoas que têm a síndrome. É importante lembrar que ela simplesmente ocorre, não é culpa de ninguém!

Existem algumas condições associadas à Síndrome de Down, como alterações no coração, sistema endócrino e sistema digestivo. Por isso, alguns exames e cuidados especiais são necessários, mas a criança com Síndrome de Down também precisa de cuidados como qualquer outra criança. Ela deve ser amamentada, vacinada, cuidada e amada como qualquer outra criança.

As crianças com Síndrome de Down têm deficiência intelectual e isso significa que podem levar mais tempo para adquirirem novas habilidades, mas com apoio e estímulo adequados, as crianças conseguem se desenvolver. A estimulação deve ser precoce e envolve uma equipe multidisciplinar. As crianças com Síndrome de Down devem ter contato com outras crianças, conviver em família e ocupar seu lugar na sociedade.

 

Precisamos entender que os seres humanos são diversos e promover a inclusão e autonomia.

REFERÊNCIAS:

 

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn