Vacina BCG: quando não fica marquinha, devo vacinar de novo? 

Oláá mamães, como vocês estão? 

Um dia desses, uma mãe me perguntou se tem a necessidade de vacinar o bebê dela novamente, já que o bracinho da criança não ficou com a cicatriz  da vacina BCG. Por conta dessa dúvida, achei pertinente falar sobre a vacina BCG e divulgar o conhecimento, caso outras mães possuam esta dúvida em comum.

Você sabe para quê serve a vacina BCG?  

Basicamente, ela serve para proteger a criança contra a bactéria da tuberculose. Esta é uma vacina gratuita, disponibilizada pelo SUS, e pode ser aplicada em postos de saúde ou na maternidade.

Dra, a vacina BCG deixa marcas?

Muitas pessoas têm a cicatriz no braço por conta da aplicação da vacina BCG. Essa marquinha ocorre por conta da inflamação que gera no local da aplicação da vacina, em algumas pessoas. E, é justamente essa inflamação que faz com que exista a marquinha da vacina.

E se a marquinha não aparecer, Dra?

Se não aparecer significa que não tem problema. Não vai interferir na imunidade ou proteção do seu bebê contra a tuberculose. Afinal, a vacina foi aplicada, existe o registro da vacina, o qual comprova a sua aplicação e, está tudo bem! O que aconteceu de diferente, foi que não houve inflamação por conta da aplicação.

Dra, pelo que eu entendi, então não precisa aplicar uma nova dose da vacina? 

Exatamente! Se não ficar a marca da vacina, não existe a necessidade de aplicar uma segunda dose da vacina BCG. Até 2019, era indicado uma segunda dose da vacina BCG em crianças, caso não tivessem a marquinha da cicatriz. A partir de 2019, foi determinado que crianças que tomaram a vacina mas que não tiveram cicatriz da vacina, ou seja, não tiveram reação inflamatória no local, não precisam tomar a vacina novamente. Até mesmo porque, a eficácia da vacina não tem nenhuma relação com as cicatrizes deixadas na pele.

Quais são os cuidados que tenho que tomar com o meu bebê antes e depois da vacina BCG?

Não há necessidade de nenhum cuidado prévio antes da aplicação da vacina. Assim como não é recomendado o uso de pomadas, gel ou qualquer outro produto para estimular a cicatrização da vacina. Eu imagino que seja desconfortável ver uma reação inflamatória no seu bebê e não poder fazer nada para melhorar. Mas, mamãe, saiba que não fazer nada é confiar no sistema imunológico do seu bebê! Tente não se preocupar, a sua criança vai ficar bem!

Espero que tenham gostado das informações contidas no texto de hoje!

Se você tiver alguma sugestão de tema de texto para o blog, escreva-a aqui nos comentários!

E não esqueça de compartilhar com as mamães, papais que você conhece!

VACINA PARA TODOS!

____________________________________________________________

Um beijo, Dra. Kelly Marques Oliveira
Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039 RQE 47171 | 88906

Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).


Consultório Espaço Médico Descomplicado
São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

 

Agende sua consulta

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=8HTYcFvK-7c[/embedyt]

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn