As alergias em bebezinhos são muito comuns e mais frequentes do que você imagina! Vem conferir no post de hoje quais são elas!
Os bebês possuem o sistema imunológico imaturo, sua pele é fina e sensível e existem, por isso, maiores riscos de alergias, infecções, irritações etc. Grande parte das alergias podem ser evitadas com algumas atitudes simples, já outras precisam de acompanhamento pediátrico para obter o diagnóstico.
Primeiro, vamos esclarecer: irritação não é alergia, ok? Porém identificar isso é extremamente difícil para os pais, afinal os sintomas são muito semelhantes. Em geral, as irritações costumam deixar somente um local da pele vermelho e com bolinhas, enquanto as alergias podem vir acompanhadas de outros sintomas como problemas respiratórios e vômito, mas isso não é regra! Por isso é importante consultar um médico na presença de sintomas.
As alergias de pele mais comuns que acometem os bebês são:
DERMATITES: A vilã da pele dos bebezinhos e principal causa de grande preocupação nos pais! Existem vários tipos de dermatite: atópica, de contato e seborreica!
A principal, dermatite atópica, ocorre na pele do bebê, podendo aparecer repentinamente em formas avermelhadas e acompanhadas de “bolinhas de água” que causam muita coceira e incomodo. Em alguns casos, devido a coceira e a secura da pele, podem aparecer feridas. Esse tipo de alergia tem forte relação com a genética, e as crianças podem evoluindo com outras doenças alérgicas, como respiratórios. Isso é o que chamamos de “marcha atópica”.
Mas atenção! Nem toda dermatite atópica é alérgica! A dermatite de fralda, por exemplo, é causada pela irritação da pele em contato com as fezes e a urina do bebê, e não por um alérgeno.
Crianças com dermatite atópica apresentam alteração da barreira cutânea e, por isso, podem reagir a outras substâncias a alérgenos, como pólen, poeira, pêlo de animais e alimentos, de forma exagerada. Além disso, bebês e crianças com dermatite também podem apresentar problemas respiratórios como asma ou rinite.
Já a dermatite de contato, por exemplo, pode ser causada por contato com alguma substância ou tecido, como produtos de higiene pessoal (shampoo com aromas artificiais) ou amaciantes, produtos de limpeza, bijuterias, lã, tecidos sintéticos, etc.
BROTOEJA: Em dias de calor, esse problema costuma ser comum e surgir repentinamente. Os bebês não possuem as glândulas sudoríparas bem desenvolvidas, e por isso é difícil regular sua temperatura corporal. Portanto, as brotoejas costumam aparecer em forma de pequenas bolinhas vermelhas ou esbranquiçadas nas áreas que mais transpiram, como pescoço, dobrinhas e até nas bochechas.
Elas não devem causar grande preocupação nos pais! O que deve ser feito é dar banhos mornos no bebezinho e evitar usar roupas com tecidos irritantes, preferindo as de algodão.
Vamos resumir? As principais alterações de pele em bebês são:
- Dermatite atópica
- Dermatite de contato
- Dermatite seborreica
- Brotoejas causadas pelo clima
- Dermatite de fralda
Quer saber mais sobre cada tipo de alteração citada acima? Deixe nos comentários sua opinião! Posso fazer uma série sobre as PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DE PELE NOS BEBÊS, o que acham?
Um beijo, Dra. Kelly Marques Oliveira
Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039 RQE 47171 | 88906
Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).
Consultório Espaço Médico Descomplicado
São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=6mUaUKzbf70[/embedyt]