Por que meu bebê não dorme?

O bebê não dorme, acorda a noite toda, quer mamar de uma em uma hora, mãe exausta, pai cansado, rotina bagunçada e muita frustração: esse é o ciclo do SONO COMPLICADO!

A primeira a ser feita é: mas por que meu bebê não dorme?

Essa sim é uma ótima pergunta, e não existe uma só resposta certa.

Bebês recém-nascidos, por exemplo, PRECISAM acordar para mamar, pois sentem uma necessidade maior. Já os bebês maiores acordam por inúmeros outros motivos: tem salto, tem dente, tem regressão do sono, tem angústia de separação…O sono demora a amadurecer, assim como tantas habilidades do bebê: tudo leva tempo.

Um bebê precisa de rotina, de consistência, persistência, paciência e compreensão! Antes de mais nada os pais devem entender que um bebê NÃO DORME como um adulto!

Ok, entendi Dra, mas ainda sim meu filho não dorme!

Nesse caso é preciso enxergar muito além do sono.

Veja bem: o sono é um reflexo de tudo que acontece no dia do bebê, e tem relação até mesmo hormonal. Uma vez que a rotina seja interrompida, por exemplo, que o soninho da tarde aconteça em um horário diferente ou que o bebê acorde mais tarde, o sono da noite será prejudicado. Se o bebê ficar diante de telas por muitas horas ou próximo a hora de dormir os níveis de melatonina, o hormônio responsável por conduzir o corpo ao estado de sonolência, caem e fazem o pequeno ficar desperto. Isso afeta diretamente o relógio biológico.

A alimentação também tem relação: crianças que comem alimentos adocicados, pesados ou condimentados perto da hora de dormir tendem a ficar mais elétricas.

Se o pequeno não gastou energia durante o dia, pode ser que de noite ainda queira brincar, correr e pular.

Se ele está passando por um salto de desenvolvimento ou pico de crescimento seus sentidos estarão a toda, e o com tanto aprendizado seu cérebro estará mais ativo. Despertares noturnos podem vir a acontecer mesmo depois de meses de rotina de sono.

Por isso o ciclo da maternidade complicada é esse: a mãe que não entende o pequeno, não observa os sinais ao longo do dia, não se atenta a mudanças na rotina ou no comportamento ao longo do dia, ou até na frequência das mamadas, acaba não entendendo porque seu filho não dorme!

Um beijo, Dra. Kelly Marques Oliveira
Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039 RQE 47171 | 88906

Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).


Consultório Espaço Médico Descomplicado
São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Agende sua consulta

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima