Esse é um tema que divide opiniões.

urso

Quando realizar o Desmame?

Olá pessoal, como vocês estão? Antes de tudo saibam que esse tema não é exclusivo para mães, não! Você que é pai, vovô, vovó, também, tem o direito de conhecer mais sobre a amamentação, para que vocês um dia apoiem uma mãe quando estiver em dúvidas quanto à prorrogação ou restrição do aleitamento.

Esse é um tema que divide opiniões. Afinal, enquanto algumas mamães preferem interromper a amamentação por conta de motivos pessoais ou por interferência da rotina profissional, outras optam por esperar seus bebês deixarem de mamar por conta própria.

De acordo com a OMS, e com o Ministério da Saúde, é interessante que a amamentação perdure até os dois anos ou mais. Mas, diante da individualidade de cada bebê, será que existe tempo certo para o desmame?

Cientificamente, não! Não existe um consenso sobre o tempo indicado para realizar o desmame. Nem sempre é fácil perceber se essa hora chegou, por isso, somente os pais podem dizer qual o momento ideal do desmame, pois são eles quem conhecem os limites e os novos níveis de maturidade de seus bebês.

Dra., para mim, pensar no desmame é tão complicado! Você tem alguma dica?

Que tal planejar a hora de começar? É recomendável que a mãe tome a decisão do desmame com antecedência, e vai conversando com o seu esposo ou com os seus pais, para amadurecer a ideia de que o vínculo com o bebê não será abalado!

Eu sei que, muitas vezes, é dolorido para nós, mamães, vermos nossos bebês ganharem independência, e desenvolverem asas para voarem. Mas, a grande verdade é que criamos eles para darem voos mais altos que os nossos, ainda que fiquemos apreensivas.

→ Dessa maneira, incluir, gradualmente, outra forma de nutrição para seu bebê é uma ótima continuidade para o processo do desmame. E com isso, a mãe deve ir dando maiores intervalos entre uma mamada e outra de maneira que o filho dependa menos do leite e seu fluxo de produção também diminua.

→ Após essas evoluções, é interessante que a criança experimente novos alimentos, e perceba a diversidade entre a textura e os sabores disponíveis no pratinho. Assim, a criança vai reconhecendo suas preferências e desenvolvendo seu paladar. Além de que o bebê ainda vai usar seus próprios dentinhos para auxiliar na mastigação.

→ A parte mais fofa desse processo é quando a criança se familiariza com a comida. O uso de colherzinha, de pratinhos, e até de copo com bico ou mamadeira desenvolve o aprendizado, o equilíbrio, e a atenção da criança, enquanto ela experimenta as comidas.

Se você já passou pelo desmame, me conta aqui nos comentários como foi o seu processo!

Um beijo, Dra. Kelly Marques Oliveira
Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039 RQE 47171 | 88906

Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).


Consultório Espaço Médico Descomplicado
São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Agende sua consulta

Comentários do Facebook