COMPRESSÃO MAMÁRIA É TUDO DE BOM!

As vezes você está amamentando e o bebê está em um aperta, aperta do peito. Puxa, aperta, estica… Mas tem um motivo para eles fazerem isso!

É a compressão mamária! Esse movimento de apertar levemente a mama para induzir a saída de leite e aumenta o fluxo na hora do amamentar, tornando a mamada ainda mais efetiva.

Funciona como um ciclo: quando a mama é apertada, as glândulas mamárias são pressionadas. Essa “compressão” simula a descida do leite, ou seja, o reflexo de ejeção do leite, causando um aumento instantâneo do fluxo que vai para a boca do bebê.

Com o bebê mamando melhor e mais ativamente, a mama é esvaziada com mais frequência e facilidade. E o que a mama vazia “diz” para o organismo da mãe? Que é hora de produzir mais! Ou seja, a compressão é como uma manivela que melhora a saída do leite, ajuda a mamada a ser mais efetiva e incentiva o corpo a produzir mais leite.

Para mamas empedradas ou ingurgitadas, a compressão mamária pode ser uma solução! O empedramento do leite acontece quando há excesso de leite na mama ou ela não está sendo esvaziada corretamente, e acabam por se formar nódulos que dificultam a sua saída pelos ductos mamários.

Ou seja, ao estimular a compressão mamária, você evita o empedramento!

Esse movimento é feito naturalmente por muitos bebezinhos, mas nada impede que a mãe também faça a compressão leve no peito ao amamentar. Mas fazer a compressão não é uma regra e não precisa ser feito em todas as mamadas!

Na verdade, se o fluxo de leite for satisfatório e o esvaziamento da mama suficiente, não é necessário fazer a compressão! Isso porque se o fluxo já é bom ou alto, se você aumentá-lo o bebezinho pode acabar se engasgando.

Você pode optar por fazer quando o peito estiver ingurgitado, ou ao fim da mamada para checar se a mama foi esvaziada por inteiro.

Agora você já sabe que aquele aperta, aperta do peito (que as vezes até chega a doer 😂) não é nada a toa!

Tem vídeo no canal do youtube Pediatria Descomplicada com Dra. Kelly falando sobre isso e ensinando a fazer a compressão, vem conferir:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=-ys60oesRwI[/embedyt]

Um beijo, Dra. Kelly Marques Oliveira
Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039 RQE 47171 | 88906

Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).


Consultório Espaço Médico Descomplicado
São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Agende sua consulta

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima