5 dicas para tornar a maternidade mais leve!

Vamos de 5 DICAS PARA TORNAR A MATERNIDADE MAIS LEVE?

A maternidade descomplicada consiste em facilitar ao máximo o maternar, tornando-a mais simples e confortável para a mãe e bebezinho, respeitando todas suas particularidades e a rotina e contexto de cada família.

E tornar a maternidade mais leve é sobre isso! Quando nos tornamos mães, existem muitas expectativas que criamos, mas nem sempre a realidade ocorre como esperada. Tem tanta coisa que não nos contam, e as frustrações podem trazer incertezas, inseguranças e complicar nosso maternar.

Separei essas dicas especiais pra te ajudar a se REENCONTRAR no seu maternar e torná-lo mais LEVE:

1 – O primeiro passo é IDENTIFICAR os principais obstáculos, aqueles que você sente que atrapalham: é o sono? Alimentação? Cansaço? Depois de definidos os principais pontos, você pode começar a traçar planos para melhorá-los! Reconhecer os obstáculos e aceitar que eles existem é muito importante, não tenha vergonha, não tenha medo de dizer que precisa de ajuda.

2- Adeque as expectativas: esse ponto é difícil porque acontece quase inconscientemente, mas é preciso entender que nenhum bebê é igual ao outro. Todos tem sua própria personalidade, todos tem seu comportamento refletido em como é a rotina daquela família. Além disso, conforme o bebê cresce e se desenvolve, seus hábitos de sono diurno e noturno mudam, então é preciso acompanhar essas mudanças e se adequar a elas.

3- Evite ao máximo comparações com outras mães: assim como cada bebê é único, cada mãe é única. Cada uma tem sua realidade, seus limites, sua rede de apoio, sua rotina e sua personalidade. Pensando assim, não tem razão para se comparar com outras mães, certo? A prática é bem diferente da teoria, mas é um exercício mental todos os dias pensar que não existe razão para se comparar, afinal você é a melhor mãe que poderia ser para seu filho.

4- Mantenha próximo aqueles que ACREDITAM EM VOCÊ, não dê chance aos palpiteiros! Sim, as vezes os palpites e dedos apontando “erros” vem de membros da própria família, mas se for possível, fuja ao máximo de pessoas que não estão ali para te apoiar, amparar e acreditar no seu maternar. Você pode, você consegue, você é a melhor mãe! Altos e baixos não significam nada, somos seres humanos, erramos, acertamos, temos dúvidas e respostas. Palpiteiros não passarão!

5- O tempo passa muito rápido, os filhos crescem em um piscar de olhos, então APROVEITE! Em meio a manuais, guias, preocupações, rotina e loucuras da vida real acabamos perdendo muitos momentos importantes do crescimento de nossos pequenos. É importante aproveitar ao máximo cada momento juntos com tempo de qualidade! Brinque, passeie, abrace, dê risada, ensine, ajude, às vezes chame atenção (quando for preciso). O tempo não volta, então aproveite a maternidade ao máximo! E lembre-se: se está passando por um período difícil no maternar, tudo passa, melhora e se adapta.

Eu TE DESAFIO a testar todas essas dicas para tornar sua maternidade mais leve e descomplicada! Você é dona de si mesma, mãe! O adulto aqui é você, quem conhece seu bebê é você mesma.

Tenha confiança, estou aqui te apoiando do outro lado da telinha junto com tantas outras mães que entendemos exatamente o que você está sentindo. 💜

Um beijo, Dra. Kelly Marques Oliveira
Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039 RQE 47171 | 88906

Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).


Consultório Espaço Médico Descomplicado
São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Agende sua consulta

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn