Quando eu vou sentir o bebê mexer?

Essa é uma das perguntas mais feitas pelas gestantes no início da gestação. Resolvi escrever hoje sobre esse tema, que é um dos mais frequentes e que marcam a primeira fase da maternidade!

É natural ter essa ansiedade em sentir os primeiros movimentos do bebê na barriga. Mas, não adianta ter pressa. Só é possível sentir o bebê mexer entre a 16ª a 20ª semana. Claro… esse prazo varia entre as mulheres que já tiveram uma gestação antecedente.Por isso, nesses casos, os bebês podem começar a mexer a partir da 16ª a 18ª semana.

Ah, mas como reconhecer se o bebê está mexendo?

Inicialmente, os movimentos do bebê não são completos para chamarmos de chutes. Esses movimentos são caracterizados como vibrações, semelhantes a bolhas de ar.

Qual é a sensação de sentir o bebê mexer? 

As primeiras sensações são como se fossem pequenas ondas no abdômen. Como se fosse as ondas de quando uma pedrinha cai na água. Com o passar do tempo e do crescimento do bebê, vai ser possível chamar um movimento mais intenso como chute. Em relação à sensação emocional, é comum ficarmos eufóricas, ansiosas por querer que o bebê se mexa, assim como pode ser um tanto quanto peculiar nas primeiras vezes, visto que é algo específico para a temporada de gestante. 

Tem algo que eu possa fazer para ajudar a sentir o bebê mexendo?

A partir da 24ª a 26ª semana, já é esperado que a mamãe sinta os movimentos do bebê todos os dias, especialmente, após as refeições, já que é um período de digestão. Mas caso você queira estimular a movimentação do bebê, uma ótima dica é que você se deite com a barriga para cima, depois de jantar, preferencialmente.

Meu bebê parou de se mexer há horas. Tem algo de errado com ele?

Não, mãe!  É  importante lembrar que assim como a gente dorme e fica sem se mexer por um bom tempo, os bebês também dormem dentro da barriga, e eles podem ficar até 12 horas sem se mexer. Mas, observe os períodos que ele fica mais quietinho ou mais ativo, e então comunique o seu médico se houver alguma alteração importante nessa movimentação.

Quando meu marido vai sentir o bebê chutando? 

Nas primeiras vezes, é normal que você perceba o bebê se mexendo algumas vezes, e, justo na hora que o papai coloca as mãos sobre a barriga para sentí-lo, o bebê fica bem quietinho, e a emoção do papai acaba sendo adiada. Isso é normal. Uma dica é incentivar que o seu marido converse com o seu filho! As conexões familiares são estabelecidas desde o feto. Aos poucos, o bebê vai se acostumar com a voz do papai, e vai fazer a maior festa dentro da sua barriguinha quando reconhecer audivelmente que seu pai está por perto!

Bom, espero que tenham gostado desta leitura, e espero ter incentivado vocês a estimularem o vínculo com o bebê desde o desenvolvimento intrauterino.

Antes de compartilhar este conteúdo, escreva aqui nos comentários sobre as suas sensações ao sentir o bebê se movimentando, e nos conte como foi a experiência do seu marido ao sentir os chutes do bebê pela primeira vez! 😉👇

Um beijo, Dra. Kelly Marques Oliveira
Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039 RQE 47171 | 88906

Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).


Consultório Espaço Médico Descomplicado
São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Agende sua consulta

 

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima