Toda grávida vai ter leite?

“Como eu vou saber se vou ter leite após o nascimento do meu bebê?”

Essa é uma dúvida muito frequente entre as mães, e espero esclarecer um pouco no post de hoje, para que assim, você, profissional da saúde seja instruído, e capacitado a explicar para as mães à sua volta.

Para você conseguir passar uma informação a respeito da amamentação, é preciso que você se familiarize com o tema. Por isso, saiba que desde quando você estava no útero da sua mãe, o corpo dela já se preparava para o momento da amamentação. Pode parecer que não, mas o desenvolvimento das mamas passa por uma fase importante ainda no período embrionário e depois também durante a puberdade e, principalmente, durante a gestação e a própria fase do aleitamento.

Durante estas fases preparatórias, o corpo vai consolidando a estrutura da fábrica de leite. E, esse processo segue com o desenvolvimento das glândulas mamárias, do tecido nervoso, dos ductos lactíferos e também dos hormônios e seus receptores. No final da puberdade, as mamas possuem estruturas prontas, e então só ficam esperando pelo surgimento da gravidez para que comecem a manifestar alterações em decorrência da fisiologia hormonal e do aumento de células produtoras de leite.

Acredito que o corpo da sua mãe foi bem sucedido na tarefa de manter a gestação até o fim, portanto, é bem provável que sua mãe tenha produzido leite. Desde a segunda metade da gestação, existe a produção de colostro. Esta tarefa é basicamente hormonal e não depende de nenhuma interferência humana.

Por tanto, para uns, definir se toda grávida vai ter leite pode ser relativo, tendo em vista que não depende somente do desenvolvimento da gestação, como também do desenvolvimento dela ainda quando era embrião, da transição dela de menina para mulher, dos hábitos de estímulo da produção de leite, como tomar muita água, compressão do peito, entre outras formas.

No entanto, o esperado é que todas as gestantes sejam lactantes e consigam realizar o aleitamento materno de modo que o bebê tenha uma boa remoção de leite.

Afinal, nós mulheres fomos criadas para desfrutar da maternidade e usufruir da dádiva que é poder amamentar nossos filhos.

E aí gostou do conteúdo?

Um beijo, Dra. Kelly Marques Oliveira
Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039 RQE 47171 | 88906

Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).


Consultório Espaço Médico Descomplicado
São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima