Pode dar antitérmico antes da vacina?

Dúvida super comum por aqui! A resposta é DEPENDE!!!

Antitérmico/analgésico servem para aliviar a DOR e o DESCONFORTO que a febre causa, mas não devemos sair medicando por qualquer coisa.

A febre é uma resposta NATURAL do corpo contra alguma coisa! Um vírus, uma bactéria, inflamação….ela aumenta o metabolismo e coloca nosso corpo em estado de ALARME para combater doenças.

A verdade é que a febre em si não é o problema! Claro que incomoda o bebê e nenhuma mãe gosta de ver o seu filho com febre, mais abatido, mas ela não é o problema.

Precisamos OBSERVAR mais, MEDICAR MENOS…

Então…sem desespero ok?

Vamos entender um pouco sobre a febre para depois entender o que deve ser feito com relação à mesma.

Primeiramente quero deixar uma orientação geral aqui: só medique a criança se ela apresentar febre, isso significa temperatura axilar > 37.8°C. Não é necessário fazer isso antes de tomar as vacinas, apenas depois caso haja reação.

O estudo “The Effect of Prophylactic Antipyretic Administration on Post-Vaccination Adverse Reactions and Antibody Response in Children: A Systematic Review”, realizado em 2014, comprovou que o uso profilático do paracetamol é eficaz na redução da incidência da febre após a vacinação.

No entanto, nesses estudos, houve uma redução também na imunogenicidade das vacinas. Não, isso não significa diminuição da eficácia em todas as vacinas. Mas é melhor não arriscar, né?

Agora vamos conversar um pouco sobre algumas vacinas em específico:

  • Vacina pentavalente ou hexavalente  (a famosa vacina que dá febre) realizada aos 2, 4 e 6 meses… => Não medicar antes da vacina, aguardar pelo menos 1h pois o antitérmico pode REDUZIR A eficácia da mesma!
  • Vacina meningocócica tipo B: costuma dar febre e bastante reação.  Pela técnica recombinante você PODE dar o antitérmico antes, sabendo que a reação é esperada, isso NÃO atrapalha a resposta da vacina. No entanto, veja se vale a pena medicar mesmo antes ou esperar.

Vou colocar aqui algumas perguntas relacionadas à esse tema para tirar todas as dúvidas mesmo!

1 – Dar analgésicos antes da vacina para prevenir reações afeta a ação do imunizante?

Sim. Um estudo publicado na revista científica inglesa The Lancet analisou 459 bebês: metade recebeu doses preventivas de paracetamol e a outra metade, não. No grupo em que o remédio foi administrado, a fabricação de anticorpos foi menos eficiente. Mas há exceções, como a vacina meningocócica B, que provoca reações frequentes e, por isso, o fabricante já previu o uso antecipado de analgésicos e antitérmicos, e não observou efeitos colaterais.

2 – Se a criança tiver febre ou dor, posso dar antitérmico e analgésico? 

Depois que o sintoma se manifestar, não tem problema em administrar o remédio, desde que sob orientação do pediatra de vocês. O uso desse tipo de medicamento costuma ser liberado quando ocorrem efeitos colaterais das vacinas, sem interferir em sua eficácia.

Resumindo, sim. Você pode dar antitérmicos ou analgésicos para o seu filho caso ele apresente sintomas de febre ou dor após a vacinação, mas converse com o seu pediatra antes e siga as orientações do mesmo. 

E aí gostou do conteúdo?

Um beijo, Dra. Kelly Marques Oliveira
Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039 RQE 47171 | 88906


Referências:

Para leitura adicional:

http://seupediatra.com/prevenir-e-melhor-que/remedio-antes-da-vacina/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5027726/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4152293/


Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).


Consultório Espaço Médico Descomplicado
São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

AgendeSuaConsulta

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima