Regressões de sono, como sobreviver?

Oi mamãe, hoje eu quero falar com você sobre a regressão do sono do seu ou sua filha e como você pode resolver essa situação e voltar a ter noites tranquilas como antigamente. 

Antes de qualquer coisa, você sabe o que é e o porquê a regressão de sono acontece entre bebês e crianças? 

Vamos lá, a regressão de sono pode acontecer em diversos momentos do crescimento da criança, principalmente nas fases do salto de desenvolvimento. Quando o bebê regride o sono ele passa a acordar mais a noite, começa a brigar com o sono e passa a ser mais difícil fazer ele dormir. 

Quando a regressão do sono acontece? 

A regressão do sono tende a durar de 2 a 6 semanas e geralmente acontece quando a criança completa 4, 7, 9, 12, 15 ou 18 semanas, além de acontecer aos 2 e 3 anos. 

Quero falar especificamente sobre a regressão do sono de 4 meses. Aqui a mudança é permanente, o bebê muda por completo nessa idade. Isso está diretamente ligado com as mudanças do comportamento do bebê. A partir dessa fase a criança precisa de ajuda para romper com as associações de sono e aprender a adormecer sem a sua ajuda. 

 

Quanto às outras regressões de sono, aqui estão algumas dicas para te ajudar a lidar com a regressão sem desfazer todo o progresso do treinamento do sono que você fez até agora:

 

Não tenha medo de oferecer mamas extras. 

Os surtos de crescimento podem ser um componente das regressões do sono, por isso não se preocupe em oferecer uma alimentação extra noturna (ou mesmo alimentação diurna) aqui e ali. Lembre-se: isso é temporário! 

Ofereça conforto conforme necessário, mas evite fazer novos (ou restabelecer antigos) maus hábitos. 

Você precisará oferecer ao seu bebê ou criança muitos beijos e carinhos durante a regressão do sono, e está tudo bem! Mas evite criar novas associações de sono.

Solicite ajuda e apoie-se no seu parceiro. 

As regressões do sono duram por algum tempo (até 4 a 6 semanas, em alguns casos!) Esta é a hora de pedir ajuda para as pessoas que estiverem ao seu redor! Peça a amigos ou familiares que o ajudem. 

Ofereça uma hora para dormir mais cedo, se necessário. 

As regressões do sono podem levar à falta de sono, o que pode levar a um cansaço excessivo, que pode rapidamente levar a uma maior perda de sono. Então, para evitar a exaustão, ofereça uma hora de dormir mais cedo, se necessário. 

 

Fique calma! Lembre-se que essas coisas não são pra sempre e que esse período vai passar. Entenda que este também é um processo pelo qual o seu filho está passando.

 

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

 

Dra. Kelly Oliveira

@pediatriadescomplicada

CRM 145039 RQE 47171 | 88906

AGENDE SUA CONSULTA

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima