ASMA X RINITE, QUAL A RELAÇÃO?

Asma e rinite: duas doenças comuns e que estão relacionadas. Você sabe a diferença entre elas?

Rinite
É a inflamação da mucosa do nariz. Os sintomas são: obstrução nasal, coriza, espirros, coceira no nariz e dificuldade de sentir cheiros. A pessoa que tem rinite pode ter esses sintomas na maioria dos dias.
A mais conhecida é a rinite alérgica, mas existem várias outras causas, como a rinite causada por alguma infecção ou medicação.
O diagnóstico é feito através dos sintomas e, no caso da rinite alérgica, alguns exames de alergia podem ser realizados. Nesse caso, a conjuntivite alérgica geralmente também está presente.

Asma
A asma é caracterizada pela inflamação das vias aéreas e é a doença crônica mais comum da infância. Os sintomas são: chiado no peito, dificuldade para respirar, aperto no peito e tosse. Esses sintomas são variáveis.
O diagnóstico é feito através dos sintomas e com um exame chamado prova de função pulmonar, mas as crianças pequenas ainda não conseguem realizá-lo.

O que as duas doenças têm em comum?
No caso da asma alérgica, existem desencadeantes em comum com a rinite alérgica e alguns testes alérgicos podem ser feitos.
Existe a teoria de via aérea única, em que a asma e a rinite são consideradas manifestações da mesma doença e o descontrole de uma pode levar ao descontrole da outra.
Por isso, sempre que uma pessoa tiver o diagnóstico de asma, deve-se investigar rinite também e vice-versa. O controle das duas doenças é indispensável. Não podemos tratar apenas uma.

E o tratamento?
O tratamento das duas doenças é feito principalmente com corticoide tópico
(local) no nariz e inalatório (no pulmão).
O controle ambiental faz parte das recomendações de tratamento, como evitar com poeira, ácaros, fungos e outros fatores desencadeantes.
Existem alguns tratamentos sistêmicos complementares que são opções para o tratamento das duas doenças, como a imunoterapia e imunobiológicos.
Procure um médico para saber qual o melhor tratamento para você ou seu filho.

Referências
V Consenso Brasileiro Sobre Rinites. Documento conjunto da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico-Facial e Sociedade Brasileira de Pediatria, 2017
 Diretrizes da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia e Sociedade Brasileira de Pediatria para sibilância e asma no pré-escolar, 2018

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).