Como o sono influencia o desenvolvimento?

PARA CRESCER, É PRECISO DORMIR!

Sono e desenvolvimento tem uma relação muito forte você sabia? Um bom sono é importantíssimo para o bom desenvolvimento do bebê! Mas, o sono do bebê é diferente do adulto! Se seu bebê não dorme, leia o Post pra entender melhor se isso de fato vai afetar o desenvolvimento do seu bebê ou não!

Falar que “quem não dorme, não cresce” é verdade, de certa forma, afinal o sono está diretamente ligado a liberação do hormônio do crescimento, a um melhor funcionamento do organismo, fortalecimento da imunidade, maior assimilação do que foi aprendido durante o dia entre outros benefícios.

“Mas meu bebê desperta tantas vezes, Dra! Esses despertares não influenciam nisso?”

O ciclo de sono de um bebê é diferente do de um adulto, é preciso ter isso em mente.

É totalmente comum (e esperado) que bebês recém-nascidos durmam mais durante o dia e despertem na madrugada. Isto porque o ciclo de sono deles ainda é desorganizado e amadurece conforme o desenvolvimento e as rotinas de higiene de sono.

Conforme o bebê cresce, seu ciclo de sono também amadurece e começa a se assemelhar mais com o ciclo circadiano dos adultos, porém durante todo o processo de desenvolvimento existem fatores que podem “bagunçar” a rotina pré-estabelecida de sono, como a alimentação, saltos de desenvolvimento e picos de crescimento e até a rotina da família. Além de doenças comuns da infância como gripes, resfriados e também o nascimento dos dentes. É tanta coisa mesmo né?

Mesmo com suas interrupções, o sono é essencial pois é durante a noite que o corpo do bebê ou da criança faz a maior liberação do GH, o hormônio responsável pelo crescimento e regulação do metabolismo. O pico de liberação ocorre no estágio de sono profundo, aproximadamente as 23h00 e as 02h00, ou seja, não apenas a qualidade do sono e a quantidade de horas influencia, mas também o horário que o pequeno vai dormir.

E o mais importante é que o pequeno durma o suficiente para descansar, repor suas energias e se desenvolver!

Isso significa que o bebê pode ter despertares e isso não necessariamente irá atrapalhar a liberação de hormônios. Claro que pode atrapalhar um pouco o nosso sono, mas para o bebê esses despertares muitas vezes não são percebidos.

Existe sim uma média de horas dormidas para cada idade, mas ela não é exatamente uma regra, e sim uma base:

📌Recém-nascidos (até 3 meses): entre 14 e 17 horas.
📌Bebês (entre 4 e 11 meses): entre 12 e 15 horas.
📌Bebês (entre 1 ano e 2 anos): entre 11 e 14 horas.
📌Crianças pequenas (3 – 5 anos): entre 10 e 13 horas.
📌Crianças (6 – 13 anos): entre 9 e 11 horas.

Por isso é tão importante começar desde cedo a criar uma rotina de sono desde cedo, visando melhorar a qualidade desse sono de seu filho.

E nessa rotina, é recomendado evitar tempo excessivo de exposição às telas! A luz emitida pelas telas dos dispositivos bloqueia a liberação da melatonina, o hormônio responsável por “avisar” ao corpo que está na hora de dormir. Isso afeta diretamente o relógio biológico e a percepção do cérebro do que é noite ou dia, prejudicando na qualidade do sono, e, no caso de crianças, afetando diretamente seu crescimento e desenvolvimento.

Agora que você já sabe a importância do sono para o desenvolvimento, priorize sempre uma boa noite de sono para seu filho!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima