POR QUE A COVID-19 É MAIS LEVE EM CRIANÇAS?

O SARS-CoV-2 é o vírus que causa a COVID-19. Ele leva a uma infecção respiratória aguda que pode ou não ser grave.

Ao se pensar em uma infecção viral, que apresenta uma alta taxa de transmissão, a grande preocupação são as nossas crianças, não é mesmo?! Pois normalmente elas são os principais alvos. Na Covid-19, o cenário está um pouco diferente, as crianças estão sendo poupadas:

  • – Apresentam uma menor taxa de infecção comparada a adultos e idosos.
  • – Na maioria dos casos os quadros são leves ou até assintomáticos.
  • – A duração da doença é mais curta nas crianças.
  • – Elas são menos hospitalizadas comparadas a pessoas de mais idade.

E será que existe um motivo para isso?

O estudo Pathophysiology of COVID-19: Why Children Fare Better than Adults sugere que sim, existem diversas razões para isso.

Observando estudos sobre vários vírus respiratórios, as crianças parecem ser menos vulneráveis a infecções por SARS-CoV-1, MERS-CoV e SARS-CoV-2, vírus pertencentes a família dos Coronavírus, quando comparamos, por exemplo, a infecções por influenza e vírus sincicial respiratório (VSR). Infecções bastante comuns na infância e que pode levar a quadros mais graves.

Logo que se iniciou a pandemia, tudo era muito novo. Foi estabelecido quarentena em todo o mundo. Além do fechamento dos serviços não essenciais, escolas e creches também suspenderam suas atividades, e as crianças permaneceram dentro de suas casas.

Essa pode ser uma possível explicação, mas não a responsável por nossas crianças serem poupadas dessa doença.

Análises e estudos feitos levaram a hipóteses sobre essa proteção contra a COVID-19:

  • – As crianças tem uma imunidade treinada por receber vacinas de vírus vivo e também por apresentarem viroses com frequência.
  • – Não é de hoje que as crianças convivem com outros vírus da família dos coronavírus. Esses vírus comumente causam resfriados nas crianças. Por conta desse contato há algum tempo, anticorpos de infecções anteriores podem ser protetores através do que chamamos de imunidade cruzada.
  • – A imunidade adaptativa da criança é mais adequada comparada a dos adultos. Isso faz com que o sistema imunológico da criança “ataque” o vírus de forma específica. Já nos pacientes graves, foi observado uma maior resposta da imunidade inespecífica, levando a aumento de substâncias inflamatórias e a uma reação exagerada.
  • – A capacidade de renovação dos pulmões é melhor nas crianças, levando a uma recuperação precoce da doença nelas.
  • – Dependendo da idade o SARS-CoV-2 tem afinidade por diferentes partes do tecido respiratório. Nas crianças o vírus prefere o tecido das vias aéreas superiores, o que fala a favor de quadros com sintomas leves.
  • – A gravidade da doença está associada a presença de doenças como diabetes, obesidade, doenças do coração e dos vasos. Como a maioria dessas doenças não são comuns na infância, elas – as crianças – ficam em uma posição favorável.

Acredita-se que essas hipóteses descritas, fazem com que a maioria das crianças se recuperem após a doença inicial, que normalmente é semelhante a gripe, sem progredir para a fase crítica da doença.

Acesse o estudo citado na íntegra: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7221011/

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn