COMO FAZER O DESFRALDE!

Desfralde! Quando começar? E quais erros evitar?

Desfralde, está aí um momento que angustia tanto os pais quanto as próprias crianças! Na linguagem médica, chamamos de “domínio dos esfíncteres”. É o momento pelo qual a criança vive um grande momento do seu desenvolvimento e passa a ter controle dos músculos responsáveis por segurar o xixi e as fezes.

Esse processo costuma se iniciar entre 2 anos e 2 anos e meio de idade. Mas cada criança vai apresentar seu momento individual de prontidão! Devemos estar atentos aos possíveis atrasos, sem nunca traumatizar os pequenos tentando acelerá-los. Então como saber que chegou o momento que deixa mamães e papais tão ansiosos? Quando as fraldas começam a ficar secas por um longo período pode ser um sinal que seu pequeno está começando a entender o controle daqueles músculos que falei. Além disso, a criança pode começar a pedir para usar o “pipi”, tentar segurar o xixi, ficar imitando ou sentir incômodo excessivo quando a fralda estiver suja. 

Independente de quando os sinais de prontidão iniciarem: não tenha pressa!

Lembre-se, esta é uma nova fase e pode ocorrer rapidamente ou ser um longo período de educação para a criança. É importante que ela sinta seu apoio e que você respeita o momento dela. 

Como você pode ajudar nessa nova etapa do desenvolvimento de seu filho?

  • Deixe a criança algumas horas sem fralda
  • Gradualmente, vá ensinando a criança sobre o uso do banheiro
  • Priorize a retirada da fralda durante o dia
  • Alegre-se com as pequenas conquistas da criança: se ficou algum tempo sem fralda, se conseguiu fazer o xixi no banheiro, se conseguiu avisar que estava com vontade…
  • Evite roupas apertadas e de difícil retirada ⇒ ajude e incentive a autonomia da criança.

Lembre-se que o desfralde é um processo que não deve ser apressado, pois cada criança mostra-se pronta em diferentes momentos. Começamos o processo de desfralde quando a criança já apresenta os sinais de prontidão. 

E o desfralde noturno? Como faz?

Ele pode demorar ainda mais que o diurno e exige muita paciência dos pais. Adivinha só, a rotina vai ser sua palavra-chave. Estabeleça algumas “regrinhas” antes de dormir, como ir ao banheiro e evitar o consumo excessivo de líquidos antes de deitar. Mas, todo esse processo só deve ser feito quando a criança apresentar controle diurno total  (ou quase total). Isso porque o desfralde noturno exige uma maturidade maior para o controle dos esfíncteres. 

Novamente, não acelere o processo! Eu sei que parece repetitivo, mas algumas atitudes que aceleram a criança podem prejudicar o desfralde, atrasando assim esse importante marco do desenvolvimento infantil. O desfralde noturno principalmente!

Além de você, o bebê também fica ansioso por esse momento e pode ser a primeira grande conquista que marcará inclusive a vida adulta da criança! Por isso, foque nas principais características que precisam existir nesse momento:

✔️ Não brigue ou castigue a criança porque ela fez xixi ou cocô na roupa

✔️ Não comece na hora errada. Respeite o tempo do seu bebê! Esqueça a numerologia pediátrica, deixe isso para o seu pediatra 😉

✔️ Não force! A criança tem seu tempo e não é porque o priminho já faz xixi no lugar certo que seu filho, na mesma idade, também deve fazer… Lembre-se que é um processo que exige calma e paciência. 

✔️ Ignore os palpiteiros (como sempre)! Busque informação de qualidade para também se sentir segura durante o processo.

✔️ E sempre, sempre, sempre, respeite o tempo e o ritmo de cada criança!

Busque sempre o apoio do profissional pediatra que te acompanha! Se houver algum atraso, é ele que irá te orientar! Aproveite essa fase linda da sua criança. Pode não parecer, mas serão esses momentos que mais vão fazer falta e vão parecer ter passado rápido demais quando, finalmente, eles acabarem! 

Ficou alguma dúvida? Esse texto te ajudou? Agora é sua vez de me ajudar compartilhando ele também! 🙂

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima