sono do bebê

urso

ENTENDA O SONO DO BEBÊ

COMO FUNCIONA O SONO DE UM BEBÊ?

O sono do bebê é, certamente, o tema que mais gera frustrações nas mães e pais, afinal costuma ser bem irregular, principalmente nos primeiros meses de vida.

São noites sem dormir, despertares noturnos toda hora, cochilos de tarde em horários inesperados, o bebê acordando muito cedo… São queixas recorrentes aqui no meu consultório de mães que sonham com a solução de todos os problemas relacionados ao sono.

O que elas realmente querem é que o BEBÊ DURMA A NOITE TODA. Mas será que isso é possível?

Primeiro, você precisa saber que o sono do bebê é completamente diferente do sono de um adulto. Principalmente o sono do recém-nascido!

É totalmente comum (e esperado) que bebês recém-nascidos durmam mais durante o dia e despertem na madrugada para mamar. Isto porque o ciclo de sono deles ainda é desorganizado e amadurece conforme o desenvolvimento e as rotinas de higiene de sono. Além disso, como seu estômago comporta uma pequena quantidade de leite, é normal que ele sinta fome mais vezes.

Conforme o bebê cresce, seu ciclo de sono também amadurece e começa a se assemelhar mais com o ciclo circadiano dos adultos, porém durante todo o processo de desenvolvimento existem fatores que podem “bagunçar” a rotina pré-estabelecida de sono, como a alimentação, saltos de desenvolvimento e picos de crescimento e até a rotina da família.

Por isso é tão importante começar a criar hábitos de sono desde cedo! Aos três meses de vida é a fase ideal para começar a apostar na higiene do sono.

Hoje separei também algumas verdades importantes que podem te ajudar a descomplicar o sono do bebê!

    1. É melhor evitar que o bebê durma com a barriga cheia logo após mamar ou comer
    2. Criar uma rotina de sono é essencial
    3. Muito sono de dia pode influenciar no sono noturno
    4. Não é necessário acordar o bebê de madrugada para mamar, a menos que ele apresente atraso no crescimento e ganho de peso
    5. É possível SIM desassociar o colo e o sono
    6. A cama compartilhada é possível desde que feita com segurança
    7. White noise, ou ruído branco, ajuda o bebê a se acalmar para dormir
    8. Crianças que não dormem o suficiente podem ter problemas de desenvolvimento e crescimento
    9. Organizar o ambiente e deixá-lo confortável e acolhedor pode ajudar na hora de dormir do bebê
    10. Massagem shantala e banho de ofurô são excelentes opções para encaixar na higiene do sono

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja muito bem-vindo!
Quer receber Nossa newsletter coloque seu melhor email

(Não se preocupe, somos contra spam)