urso

POR QUE NÃO ABUSAR DO USO DE TELAS?

NÃO ABUSE DO USO DE TELAS!

Há um “perigo” dentro de nossas próprias casas: a tecnologia.

Ela chegou com tudo nessa geração, mas tem “roubado” tempo ao ar livre com nossos filhos e tempo de interação familiar. Principalmente agora durante a pandemia, todos dentro de casa por tantos meses sem muitas alternativas para distração e até sendo necessário recorrer ao uso de telas para os estudos, os pais se questionam até que ponto é possível seguir as recomendações de “não usar telas na infância”.

Durante este período de confinamento da pandemia, a exposição das crianças à luz do sol foi drasticamente reduzida, influenciando na liberação da melatonina. Durante o dia as atividades também diminuíram, afinal sair para brincar até mesmo no parquinho pode representar riscos a saúde, e dentro de casa, por mais que os pais sejam criativos e usem e abusem de ideias para entreter os pequenos, é inevitável que eles se tornem mais inativos.

A exposição à luz do sol, por exemplo, influencia o organismo na liberação de melatonina, um hormônio que desempenha um papel muito importante na indução do sono. Ou seja, essa falta de atividades ao ar livre tem prejudicado também o sono das crianças, e o sono na infância é ESSENCIAL para o desenvolvimento.

O tempo diante das telas também aumentou! Muitos pais em home office precisam focar no trabalho, em cuidar da casa e dos pequenos, e a TV, vídeo game, celular ou tablet acabam sendo uma saída para distrair as crianças por algumas horinhas.

Consequentemente, toda essa nova rotina acaba influenciando o sono das crianças e também afeta diretamente em seu desenvolvimento! Tenho recebido inúmeras queixas de crianças com atraso na fala, atraso no desenvolvimento motor e até atraso de crescimento. Pode ter relação com o tempo de telas sim, já que todos esses aspectos são significativamente influenciada pelo ambiente.

A criança que fica muito exposta às telas, por exemplo, não tem contato direto com estímulos essenciais como imitação de gestos, noções de direita e esquerda, repetir frases e reprodução de estímulos visuais e auditivos”.

Além disso, estudos revelam que essa exposição digital tão frequente desde o nascimento (em grande parte dos casos) vem afetado até mesmo a inteligência das crianças da nova geração!

https://espacodescomplicado.com.br/sonodobebe/

E ENTRE CELULAR E TELEVISÃO, QUAL É A MELHOR OPÇÃO?

Tela é tela, pessoal. Ambos representam os mesmos riscos… Mas, ainda sim, se for necessário escolher um, o indicado é preferir a televisão, e sempre ficando a uma distância segura do aparelho de pelo menos 1 metro. Não pode abusar do uso!

A Sociedade Brasileira de Pediatria, pensando na nova realidade que vivemos e adequando as orientações anteriores, fez algumas atualizações importantes sobre o uso de telas na infância. Entre as principais orientações atualizadas, destacam-se:

📌Evitar a exposição de crianças menores de dois anos às telas, mesmo que passivamente
📌Crianças de dois e cinco anos: Limitar o tempo de telas ao máximo de uma hora por dia
📌Crianças de seis e 10 anos: máximo de 2 horas por dia
📌Para todas as idades: nada de telas durante as refeições e desconectar uma a duas horas antes de dormir
📌Oferecer como alternativas: atividades esportivas, exercícios ao ar livre ou em contato direto com a natureza, sempre com supervisão responsável;
📌Criar regras saudáveis para o uso de equipamentos e aplicativos digitais, além das regras de segurança, senhas e filtros apropriados para toda família

Criança precisa de contato com os pais, de olho no olho, de brincar na grama e fazer bagunça, pintar com tinta, montar quebra-cabeças… E aos poucos estamos deixando essas ações tão essenciais de lado!

Ainda que seja difícil se adequar devido a rotina apertada, são nossos filhos, vale nosso esforço. Use sua criatividade durante a pandemia, nós temos um mundo inteiro dentro de casa para oferecer aos nossos filhos, basta encontrá-lo.

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja muito bem-vindo!
Quer receber Nossa newsletter coloque seu melhor email

(Não se preocupe, somos contra spam)