É GRIPE OU É COVID-19?

A pergunta que não quer calar agora na pandemia é: é gripe ou covid?

Nariz escorrendo, tosse seca, cansaço e febre… Esses são sintomas que dificultam o diagnóstico, afinal podem se manifestar tanto em um resfriado ou gripe quanto em casos de COVID-19.

Com a chegada do tempo mais frio ou instável, os resfriados, bronquiolites e gripes batem na porta, deixando os pequenos com a famosa coriza e os pais com muitas dúvidas se o ideal é visitar o médico ou não.

Antes de mais nada, vamos esclarecer:

🔍O COVID-19 é causado pelo novo coronavírus, ou SARS-CoV-2.
🔍A gripe é causada pelo vírus da Influenza, que compreende 3 tipos diferentes de vírus A, B e C.

TABELA DE SINTOMAS GRIPE X CORONAVÍRUS
Tabela de sintomas gripe x coronavírus

Em crianças, a COVID-19 não costuma causar sintomas graves ou muito característicos, podendo assim ser facilmente confundida com uma gripe. Por isso, atualmente a recomendação é: seu filho está com os sintomas (cansaço, febre, tosse, mudança no apetite ou falta de ar), converse com o pediatra.

Se os sintomas forem leves, prefira o atendimento via telemedicina para evitar exposição.

🚨Se a criança estiver apresentando falta de ar e febre persistente, ou for menor de 3 meses de idade com febre acima de 38ºC, é indicado procurar um médico.

Se o pediatra fizer a recomendação, assim que possível, o pequeno deve realizar o teste de covid-19 para excluir essa opção ou para tomar as medidas necessárias de isolamento.

Caso seja uma gripe mais leve pelo vírus influenza, a criança deve repousar e beber bastante líquido até melhoras, mas o médico pode ministrar algum medicamento de achar necessário.

No caso de confirmação do coronavírus na criança, todos devem permanecer em isolamento em casa, inclusive os pais, por pelo menos 10 dias. É importante reforçar a higienização em casa para evitar transmitir a doença para o resto da família, se possível dividir os cômodos no período de isolamento e não dividir utensílios.

O tratamento pode variar muito, mas inclui repouso, beber muita água, medicamentos receitados pelo médico para alivio dos sintomas e, se necessário, antibióticos.

Se for possível, fique em casa! Vamos continuar aguardando a vacinação de toda população, é nossa melhor forma de combater a pandemia.

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada!

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).