ACORDAR OU NÃO ACORDAR O BEBÊ PARA MAMAR? EIS A QUESTÃO…

A PERGUNTA QUE TODO MUNDO QUER SABER 👀

O sonho de toda mãe é que seu bebê durma a noite toda, certo? Mas quando isso realmente acontece, vem aquela pulguinha inevitável atrás da orelha: acordar ou não acordar o pequeno para mamar?

Eis a questão…

Se o bebê for um recém-nascido, no começo é natural que ele acorde sozinho várias vezes durante a noite para mamar. Isso porque os bebês comportam apenas um pequeno volume no seu estômago, e isso faz com que ele sinta fome num intervalo menor e acaba acordando mais vezes…ou seja, é totalmente fisiológico! Não é esperado que o bebê durma tantas horas de uma vez nessa fase….

Mas e se o bebê não acordar por conta própria? 

As recomendações, nesse caso, podem ser controversas.

Durante a madrugada é quando o corpo da mãe produz a maior quantidade de leite, pois os níveis de prolactina, que é o hormônio responsável pela produção de leite, aumentam principalmente se houver estímulo da mama para a produção e os picos acontecem na madrugada.

Se o bebezinho está se desenvolvendo corretamente e com o ganho de peso como o esperado, não é necessário acordar o pequeno a cada 3 horas para mamar de madrugada. Já no caso do bebê que apresenta baixo ganho de peso, ou nasceu com baixo peso ou prematuro, ou qualquer bebê com alguma necessidade especial é importante que você veja com o pediatra para ter a orientação adequada, pois nesses casos pode ser necessário acordar o bebê para mamar.

Muitas vezes o bebezinho recém-nascido (até as 3 semanas de vida) pode ter risco de hipoglicemia quando fica muitas horas sem mamar, mas nem sempre esse quadro acontece! Por isso a amamentação em livre demanda é uma ótima forma de combater a hipoglicemia. A livre demanda na verdade é a melhor forma de alimentar um bebê que acabou de nascer!

Quando o bebê cresce, a necessidade de mamar em intervalos pequenos vai aos poucos diminuindo. Com isso, não há nada de errado em um bebê dormir por mais horas seguidas durante a noite, mesmo a tão sonhada “a noite inteira”! Mas atenção: amamentar o bebê tem nuances que precisamos entender, principalmente checar se a amamentação está indo bem, isso faz toda a diferença.

Nesse momento, começar a criar uma rotina ( de leve, tá gente?) para a criança vai ajudá-la a organizar os horários para os próximos meses.

Se o bebê naturalmente entrar nesse ciclo de sono mais prolongado e dormir a noite toda, comemore e durma também!

Para resumir: precisa acordar o bebê para mamar de madrugada? Depende! Depende da idade do pequeno, de seu desenvolvimento e das recomendações do pediatra após avaliar individualmente cada bebê!

Mas se seu bebê for maiorzinho, não tem essa necessidade. Pode dormir tranquila, combinado? Aproveita! 🤱🏻💜

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima