urso

CONSULTAS NA PANDEMIA: POSSO ou DEVO levar?

Não deixe de levar seu filho nas consultas de rotina durante a pandemia!

Com o receio da contaminação e as recomendações para evitar a propagação do coronavírus, muitos pais decidiram adiar as consultas de seus filhos com o pediatra, mas essa decisão pode ser muito perigosa e prejudicial para a saúde do pequeno!

Isso porque durante essas consultas, vários aspectos importantes do desenvolvimento infantil são avaliados, e se for necessário exames são solicitados, assim como tratamentos e acompanhamento de doenças autoimunes. 

Uma vez que os pais deixem de levar seus filhos para essas consultas, atrasos no desenvolvimento podem acabar passando despercebidos, assim como diagnósticos importantes e até dicas que podem ajudar a superar obstáculos no amamentar ou na alimentação da criança. Crianças com asma, por exemplo, precisam de acompanhamento recorrente! 

Além das quedas significativas no número de consultas durante a pandemia de coronavírus, as crianças também estão deixando de receber vacinas! Isso é muito grave. O número de vacinas administradas para doenças como sarampo, caxumba, coqueluche e HPV diminuiu em pelo menos 40%, segundo dados da Academia Americana de Pediatria (AAP).

A vacinação contra esse tipo de doença é essencial, não pode ser adiada! Seu filho precisa estar protegido.

Como mãe, entendo a preocupação e o receio dos pais em expor os pequenos ao risco de contaminação da COVID-19, mas é preciso colocar na balança. Crianças estão em constante fase de crescimento e desenvolvimento, portanto essa fase é ideal para prevenir e tratar possíveis problemas. 

Pediatras do mundo todo estão cada vez mais adaptados para receber as crianças em seus consultórios de forma a evitar a contaminação, além de oferecerem atendimento via telemedicina para dúvidas mais simples e avaliações de rotina. São formas seguras e confiáveis de manter o acompanhamento médico de seu filho em dia!

No consultório, o pediatra, enfermeiros e todos os profissionais presentes deverão usar máscaras, luvas e, se necessário, roupa especial de proteção. Os atendimentos precisam ser agendados previamente para evitar aglomerações. Além disso, o local deve ser higienizado após cada consulta e o material deve ser usado individualmente em cada paciente.

Recomendações importantes para os pais ao levar a criança no pediatra

  • A criança deverá estar acompanhada apenas de um adulto responsável, evitando que este seja idoso, ou pertença ao grupo de risco ou apresente sintomas respiratórios.
  • Evitar levar brinquedos e objetos para o consultório
  • Evitar que seu filho brinque com brinquedos e objetos presentes no consultório
  • O adulto responsável deve fazer uso de máscara em tempo integral
  • Crianças acima de 2 anos, se possível, fazer uso de máscara
  • Fazer uso do álcool em gel antes e após as consultas

Recomendações ao pediatra ao receber o paciente

  • Fazer uso em tempo integral de máscara, trocando-a a cada consulta ou a cada 3 horas
  • Máscaras descartáveis devem ser jogadas fora de forma correta
  • É preferível fazer uso de luvas
  • Atender pacientes com espaçamento no horário para que a higienização correta do local seja feita
  • Pediatras acima dos 60 anos ou que possuem comorbidades devem dar preferência ao atendimento via telemedicina
  • Solicitar que o acompanhante mantenha a criança no colo ou sentada durante todo o atendimento

Em caso de dúvidas simples ou avaliações rotineiras, dê preferência ao atendimento virtual, mamães e papais! As consultas presenciais devem ser preferencialmente apenas em caso de vacinação, tratamentos específicos ou emergências. 

Nesse momento é preciso ter consciência e saber fazer a melhor escolha para proteger seu pequeno, vocês e todos aqueles ao redor. Visitas desnecessárias ao pediatra podem trazer diversos riscos.

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

 

Comentários do Facebook