BRINCADEIRAS PARA FAZER COM SEUS FILHOS NA PANDEMIA!

CONFIRA 4 BRINCADEIRAS CRIATIVAS E EDUCATIVAS PARA FAZER EM CASA COM SEUS FILHOS!

Criança precisa brincar! Mas como brincar em plena pandemia, Dra.?

Os pequenos têm muita energia, isso é fato, e a quebra da rotina causada pela quarentena pode ser prejudicial em muitos aspectos.
Durante a primeira infância, o cérebro e o corpo estão em constante desenvolvimento, e todas as atividades, desde a mais simples até a mais complexas, são muito importantes para incentivar e exercitar esse desenvolvimento.

E o papel do brincar entra aí! Ele influencia a parte motora, social, emocional, física e cognitiva.

Depois de tanto tempo dentro de casa, muitos pais estão sentindo dificuldade para entreter seus filhos, mas é hora de usar a criatividade ao máximo! Em um primeiro olhar, ficar dentro de casa pode parecer tedioso, mas se você pensar como uma criança, tudo vira brinquedo, tudo vira razão para brincar. Até os mais simples objetos podem ser usados, móveis, brinquedos e brincadeiras.

Para te ajudar a tornar a quarentena de seus filhos mais divertida e muito mais proveitosa para seu desenvolvimento, separei 4 atividades simples e que (com certeza) vão fazer sucesso por aí!

BRINCADEIRAS PARA FAZER NA QUARENTENA

CIRCUITO DE OBSTÁCULOS

O circuito incentiva o engatinhar, andar, rastejar, buscar objetos, puxar e empurrar, pular, mover a cabeça, corpo e membros, e pode ser feito usando os móveis da casa mesmo como cadeiras, pufes, almofadas, galões de água vazios etc.

Essa atividade auxilia muito no desenvolvimento da coordenação motora, estruturação do espaço temporal e esquema corporal, com ênfase no equilíbrio! Além disso, como o circuito pode ser mudado facilmente trocando os objetos de lugar ou mudando sua ordem, os pequenos ficarão entretidos por bastante tempo e vão gastar bastante energia com a brincadeira.

E você pode associar o circuito de obstáculos com outras brincadeiras como caça ao tesouro ou inventar uma história (exemplo: fingir que o circuito é uma floresta a ser explorada).

BRINCANDO COM OBJETOS DA COZINHA

Nada de facas ou objetos pontudos, estou falando de potes de plástico vazios, colheres de madeira, copos e panelas!

Muito além de brincar de batucar, esse tipo de objeto pode ser usado para treinar a coordenação e equilíbrio, por exemplo pedindo para seu filho passar grãos de um pote para outro sem derrubar ou passar água de um copo para outro. Mas é claro que os batuques são bem vindos, né? Eles adoram uma bagunça!

MASSINHA DIVERTIDA

De acordo com a recomendação da maioria das marcas desse tipo de produto, as massinhas são indicadas para crianças acima dos 2 anos de vida, mas sempre com supervisão pois nessa fase os pequenos têm costume de levar tudo a boca (e as massinhas com cheirinho são ainda mais convidativas, atenção!).

As massinhas são excelentes brinquedos pois você pode criar um mundo todo através das delas, basta imaginar e modelar! Podem ser alimentos, objetos, formas, ou apenas amassar nas mãozinhas, todos os usos das massinhas trabalham a área sensorial, o foco, a coordenação e incentivam a imaginação.

E o mais legal: não tem massinha por aí? É possível fazer em casa! Existem inúmeras receitas online de massinhas naturais e que podem ser feitas, inclusive, em conjunto com seus filhos.

FAZ DE CONTA QUE ACONTECE

Que tal misturar vários tipos de brincadeira em uma? Contação de histórias, com cabaninha, caça ao tesouro e até desenhos com giz de cera! Os pais podem ajudar a montar uma cabana na sala, varanda ou quarto e preparar uma história bem legal e interativa, em que a criança possa imitar personagens, explorar pela casa fingindo ser o personagem, seguir “mapas” desenhados de forma simples ou ajudar a desenhá-los (mesmo que fiquem inteligíveis rs).

Dessa forma você incentiva várias áreas ao mesmo tempo de forma totalmente divertida: a leitura, raciocínio, concentração, criatividade e curiosidade. São todas muito importantes para o desenvolvimento! E a melhor parte é que tornam o tempo de qualidade com os pais ou cuidadores ainda mais proveitosos.

GOSTOU DAS BRINCADEIRAS?

Quando falamos de crianças, o segredo é usar a imaginação!

Não deixe a rotina de brincadeiras cair na mesmice durante a pandemia, ajude seu pequeno a se desenvolver de forma divertida!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

 

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima