Atraso no desenvolvimento: será autismo?

EXISTEM SINAIS PARA O AUTISMO?

A realidade é que desde o 1º mês de vida, podemos perceber sinais do autismo. Sempre que houver indícios de atraso no desenvolvimento, nosso sinal de alerta tem que acender. E, quando falamos de crianças, o leque de formas da criança te mostrar isso varia imensamente. Por exemplo:

  • Crianças que choram inconsolavelmente o tempo inteiro
  • Bebês que não nunca olham para mãe durante a amamentação
  • Obsessões por cores, lugares ou objetos
  • Ou, em casos menos clássicos: regressão comportamental entre 18 a 24 meses
  • Presença de história familiar

 

Mas, precisamos estar atentos tanto para a FALTA quanto para o EXCESSO de diagnóstico. 

NÃO ISOLE SINTOMAS!

O fato do seu bebê não sorrir com 2 meses ou não falar aos 12 meses não significa um atraso, necessariamente! Precisamos ter muito cuidado com a numerologia em nossas crianças!

EM CASO DE DÚVIDAS?

⇒ Converse com seu pediatra de confiança, fale das suas inseguranças

⇒ Se a criança tiver menos de 1 aninho, vai firme no tratamento com ESTÍMULO PRECOCE

  • Exclua as telas da rotina da criança
  • Pratique BLW
  • Explore as descobertas sensoriais, leve seu filho para brincar no parque e na areia
  • Olhe nos olhos

Diagnóstico antes de 1 ano é raro e muito difícil, mas se daqui 6 meses, confirmarem que seu filho é Autista, você já terá iniciado o tratamento precocemente. E se não confirmarem, você terá incentivado o desenvolvimento do seu pequeno muito positivamente. Ou seja, é um ganha-ganha. 

TRATAMENTO NÃO DEPENDE DE DIAGNÓSTICO. POR ISSO:

ESTIMULE!

Por fim, se puder te dar uma última dica e talvez a mais importante: PROCURE UM PROFISSIONAL QUE TE APOIE NESTA JORNADA. Nós, profissionais da saúde, devemos facilitar o processo de tratamento ao pais. Uma hora de consultório na semana não resolve nada. Oriente e capacite os pais para que eles possam estimular as crianças o tanto quanto puderem. 

DÚVIDAS COMUNS QUE RECEBO SOBRE AUTISMO:

  • Essencialmente, a causa do autismo é genética. 
  • Terapia Comportamental com Profissional capacitado é o tratamento padrão-ouro do autismo
  • Se eu tenho meu 1º filho autista, meu 2º tem chances de também ser autista? Sim. E se o 2º filho também for autista, a chance do 3º ser é ainda maior e assim por diante
  • O autismo é, sim, mais comum nos meninos, mas as meninas tendem a ser menos sintomáticas e com diagnóstico mais difícil

Espero poder ter te ajudado com essas informações! Teremos muitas lives com conteúdo riquíssimo. Espero você lá para interagir comigo! 

De 15 a 22 de março 👉 http://bbdescomplicado.com.br/desafio

O atraso de diagnóstico do Autismo compromete muitos aspectos do desenvolvimento da criança! 

A intervenção precoce permitirá que a criança autista seja um adolescente e adulto funcional! Vem comigo para Descomplicarmos a Maternidade Juntas! 

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn