urso

COMO ESTIMULAR A AUTONOMIA E O DESENVOLVIMENTO DOS FILHOS!

COMO ESTIMULAR A AUTONOMIA E O DESENVOLVIMENTO DOS FILHOS!

Quando bebês e crianças, estamos em constante processo de crescimento e desenvolvimento. Esse processo engloba muito mais do que o físico, mas também o psicológico, o sensorial, o emocional e muito mais. Todos os aprendizados diários são extremamente importantes e refletem diretamente na formação da personalidade da criança, assim como em suas habilidades.

Até os seis anos de vida, todas as mudanças e aprendizados do pequeno serão fundamentais para seu desenvolvimento pessoal, por isso é fundamental participar e incentivá-los a sempre continuar vivendo novas experiências e aprendendo.

O papel dos pais ou cuidadores nesse aspecto, muito além do cuidar, é incentivar e estimular todos esses espectros do desenvolvimento infantil para ajudá-los a conquistar cada vez mais sua própria autonomia e independência.
E como incentivar? Como estimular a autonomia e o desenvolvimento?

Não existe um passo a passo mágico, se é isso que você está procurando! A autonomia de cada filho é desenvolvida de acordo com o MOMENTO em que a criança se encontra, e do CONTEXTO FAMILIAR em que ela está inserida.

Portanto, criar um ambiente agradável, amoroso, compreensivo e criar um VÍNCULO com seu filho diariamente é essencial se você quiser influenciar positivamente em seu desenvolvimento e autonomia. Invista no TEMPO DE QUALIDADE e respeite as particularidades de cada criança.

No Método Montessori de criação, por exemplo, muitos pais encontram uma maneira inovadora e muito eficiente de respeitar as características individuais de seus filhos levando em conta, por exemplo, sua idade e quais suas capacidades para aquela idade específica.

E o que fazer durante esse tempo de qualidade então?

  • Quando falamos de crianças, brincar sempre é a resposta. Brincar é muito mais do que somente divertimento, é aprender, experimentar, imaginar, trabalhar o raciocínio, o sensorial, o motor, colocar em prática diversas habilidades e muito mais. Incentive as brincadeiras, seja dentro de casa, ao ar livre, com ou sem brinquedos, sozinho ou com os familiares.
  • Converse com seu filho! Mesmo que ele não entenda (no caso dos mais novos), é uma forma de estimular e desenvolver os sentidos do bebezinho. Com o tempo, ele tentará imitar alguns movimentos com a boca e passará a entender uma palavra ou outra, além de reconhecer quem está falando com ele através da voz.
  • Leia bastante para ele e incentive o hábito da leitura! Mostre a capa e as ilustrações para seu filho, deixe que ele vire a página e brinque com o livro.
  •  Trabalhe o sensorial, seja ele visual, tátil ou sonoro. É importante estimular todos os aspectos sensoriais e trabalhar o cérebro. Escolha brinquedos coloridos e criativos, faça, cante, façam uma brincadeira com tinta ou giz de cera.
  • No caso de bebezinhos menores, você pode praticar bastante tummy time para estimular o desenvolvimento.
  •  Incentive a criação de uma rotina desde cedo, e conforme a criança for crescendo delegue tarefas simples que ela possa fazer sozinha (pensando na capacidade de cada idade).
  • E por último, mas não menos importante: amor gera amor, portanto demonstre muito amor e carinho, para que seu filho cresça sentindo-se suficiente, sentindo-se apoiado e expresse esses mesmos valores adiante.

Se quiser saber mais, assista a live que fiz com a querida Flávia Calina ( @flaviacalina ) sobre DESENVOLVIMENTO INFANTIL e AUTONOMIA! Deixei o vídeo no IGTV e no youtube! Clique em uma das duas opções abaixo para assistir:

  1. INSTAGRAM: https://www.instagram.com/tv/CMOAfI9FCLs/
  2. YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=nZnJAy9RnMg

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja muito bem-vindo!
Quer receber Nossa newsletter coloque seu melhor email

(Não se preocupe, somos contra spam)