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COMO CRIAR UMA ROTINA DE SONO?

Se eu te disser que criar uma rotina pode ajudar a MELHORAR O SONO do bebê, você acreditaria?

E quando falo de rotina, quero dizer rotina para toda a família!

O que muitos pais não sabem é que o sono do bebezinho não é influenciado somente pelo que acontece próximo a hora de dormir, mas sim por tudo o que acontece durante o dia e a noite. Se ele dormiu durante o dia, o que comeu, se ficou muito tempo diante de telas, se está passando por um salto de desenvolvimento ou pico de crescimento, se está com alguma dorzinha (como nascimento de dentes) e tantas outras coisas. Por isso falo que para “melhorar o sono do bebê” é preciso olhar o contexto geral da casa, da família e da rotina de todos, e OBSERVAR OS SINAIS que o próprio bebezinho dá.

É claro que criar uma rotina não é mágica, gente! Noites mal dormidas são comuns na vida de quem acabou de se tornar mãe e pai, afinal o ciclo do sono de um bebê recém-nascido, por exemplo, é diferente do de uma criança mais velha e o de um adulto. Mas a rotina pode SIM auxiliar, principalmente se for seguida também durante o dia e não somente na hora da higiene do sono.

Antes de tudo, vamos esclarecer:

  • Os bebês recém-nascidos costumam dormir muito, cerca de 14 a 17 horas por dia, mas nunca de forma continua, e sim várias vezes por dia em intervalos mais ou menos regulares de períodos dormindo e acordado. Os despertares costumam ocorrer a cada 3 ou 4 horas pois é quando o bebê sente fome e quer mamar.
  • Os bebês após 3 meses mantém esse ciclo, mas estabelecem melhor a diferença entre o dia e a noite, ficando mais acordados durante o dia, e dormindo mais tempo a noite.

Sabendo disso, já começa a ficar mais fácil pensar em criar uma rotina de sono adaptada a idade do bebê, certo?

A higiene do sono é recomendada para bebezinhos de todas as idades, pois ela além de estimular a sono, acalma o corpo e a mente, melhorando a qualidade desse sono. Ela consiste em nada mais do que uma série de hábitos que podem auxiliar na hora de dormir de toda a família.

💜Para praticar a higiene do sono, comece tornando o ambiente da casa mais tranquilo e silencioso próximo a hora de dormir. Diminua o ritmo aos poucos, apagando mais luzes se possível, desligando aparelhos eletrônicos e deixando clara a diferença entre o dia e a noite (um mais agitado e ativo, o outro calmo e relaxante).

💜Dê um banho morno no bebê, podendo até apostar na massagem shantala (clica AQUI pra saber mais sobre ela) ou outros tipos de massagem relaxantes.

💜 A amamentação também é importante, por isso tente oferecer o peito quando o bebê acordar e estiver mais desperto, sempre observando os sinais de fome dele.

Isso são os passos para a HORA DE DORMIR, de noite e próximo a hora de se deitar!

Agora para praticar durante o dia, você deve:

💛Se possível, manter a livre demanda ao amamentar.

💛Tratando-se de crianças maiores que já passaram pela introdução alimentar, tentar manter horários regulares para as refeições, e evitar lanches (principalmente mais pesados) próximo a hora de dormir.

💛Também falando de crianças maiores, fique de olho nas sonecas diurnas! Sono demais de dia pode sim afetar o sono noturno! Já fiz um post explicando esse ponto, clica AQUI pra ler!

💛O uso de telas durante o dia e próximo a hora de dormir pode afetar (e MUITO) o sono infantil. A luz emitida pelas telas dos dispositivos bloqueia a liberação da melatonina, o hormônio responsável por “avisar” ao corpo que está na hora de dormir.

💛Crianças mais ativas durante o dia, que brincaram bastante, correram ou praticaram algum tipo de atividade que exige mais esforço, tendem a estar mais cansadinhas na hora de dormir, facilitando o sono.

Para finalizar, deixo aqui essa curiosidade que muitas mães me perguntam: os despertares noturnos do bebê não são influenciados pela amamentação com fórmula infantil! Também tem post sobre isso aqui no blog, acesse AQUI.

Te desafio a tentar colocar em prática essas dicas e observar se o sono do bebê (e consequentemente de todos na casa) melhorou! Você pode fazer esse teste ao longo do mês e ir notando diariamente as melhoras, que tal?

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Dra Kelly Marques Oliveira

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