Disquesia do lactente: O que pode causar e como tratar?

Dor para evacuar, aquela gemeção danada do bebê se contorcendo, e você procurando aqui no google o que é isso e se depara com esse texto! Então vem ler e entender o que pode ser isso! 

Nos primeiros meses de vida, o bebê que só mama no peito pode apresentar fezes amolecidas após as mamadas, e até mesmo ficar uma semana sem evacuar, podendo ser normal. Mas, alguns lactentes se esforçam e choram com frequência antes da evacuação e essa condição pode estar associada à Disquesia do Lactente. Vamos entender um pouco mais sobre isso?

O que é a Disquesia do Lactente?

A disquesia (do grego dys = distúrbio, desarranjo + chézein = defecar) é um distúrbio funcional do trato gastrointestinal do lactente em que ele pode sentir vontade de fazer cocô sem evacuar de fato, ou precisar de muito esforço e tempo para tal.

Quais são as causas da Disquesia?

Pode ser causada por uma falta de coordenação entre a vontade de evacuar e a musculatura intestinal e do assoalho pélvico, devido à imaturidade neuromuscular do bebê.

O bebê não nasce pronto, ele vai se desenvolvendo aos poucos. O sistema digestivo também é assim. Lembra da exterogestação

Para que a evacuação aconteça ele precisa saber coordenar a vontade de evacuar com o relaxamento da musculatura pélvica, abertura do esfíncter anal e eliminação das fezes (através do aumento da pressão intra-abdominal) e isso leva um tempo. 

Em outras palavras, o bebê precisa fazer a força “certa”, lá embaixo, para o cocô sair! 

Quando o bebê chora, ele aumenta essa pressão intra-abdominal, o que pode ajudar  na evacuação, pois aumenta a pressão intra abdominal. Por isso muitos bebês fazem aquelas fezes “explosivas” na hora do choro.  

Quais são os principais sinais e sintomas de disquesia?

Nessa condição, quando o bebê sente vontade de fazer cocô, faz muita força, fica vermelho, chora, geme, leva até 20 minutos para conseguir evacuar, mesmo com as fezes amolecidas. É aquela gemeção toda do recém nascido e muitas vezes não sabemos se é cólica ou disquesia, mas na disquesia há alívio imediato com a saída das fezes, o que nem sempre acontece na cólica. 

Pode acontecer com bebês em aleitamento materno exclusivo ou também nos que usam fórmula infantil, e não é uma doença propriamente dita, mas uma condição de imaturidade intestinal!  

O que fazer nessa situação?

O mais importante é manter a calma e saber que o bebê vai crescer, se desenvolver e aprender várias coisas, inclusive a evacuar. Mas calma! É uma condição que geralmente acontece nos primeiros meses do bebê, não vai durar anos, felizmente. 

Mas vamos lá, o que fazer então? 

Algumas dicas incluem, tentar consolá-lo com carinho, fazer massagem (dobrar as pernas do bebê sobre a barriga ou massagem em movimento horário na barriga),  fazer bicicletinha com o movimento das pernas ou colocar o bebê como se fosse de cócoras, são posições e manobras que podem facilitar a evacuação.

  • Nunca dê qualquer alimento, água, ou chazinho antes dos 6 meses de idade,  com o intuito de “passar o incômodo”, principalmente se estiver em aleitamento materno exclusivo.

Lembrando que o uso de qualquer medicação não se justifica e pode ser prejudicial, combinado? 

Converse com seu pediatra para que o diagnóstico possa ser feito e acalme seu coração. 

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn