ENGASGO E SUFOCAMENTO: quais são os sinais e como agir?

 

👩🏻‍⚕️O que você precisa saber sobre ENGASGO e SUFOCAMENTO!

Hoje vou ensinar mães e profissionais da saúde a reconhecerem os SINAIS de engasgo e como DESENGASGAR bebês e crianças mais velhas, além de abordar o tema SUFOCAMENTO.

O engasgo pode acontecer quando você menos espera, então é preciso saber agir de forma EFETIVA!

Primeiro, é preciso saber que não são apenas bebês que se engasgam! Muitas pessoas acreditam que apenas os bebezinhos tem risco de engasgar por ainda não terem pleno controle do que engolem e nem da quantidade que engolem, mas isso é mito!

Crianças em fase de introdução alimentar podem se engasgar com alimentos, crianças em fase de desenvolvimento com a curiosidade a milhão podem se engasgar com objetos espalhados e até mesmo peças de brinquedos pequenas. E até mesmo crianças mais velhas, acima de 4 anos por exemplo, podem se engasgar enquanto comem ou bebem. Segundo o Ministério da Saúde, sufocamento e o engasgamento são a terceira principal causa de morte acidental de crianças e adolescentes de zero a 14 anos no Brasil!

No que é preciso ficar de olho então, Dra? Nos SINAIS!

No caso do engasgo, os principais são:

👉Tosse silenciosa
👉Não emite nenhum som
👉Respiração ausente ou acelerada
👉Choro incessante
👉Vermelhidão no rosto por privação de ar ou esforço ao tentar eliminar o objeto ou alimento
👉No caso de crianças mais velhas, levar as mãos ao pescoço como se estivesse sufocada

E como evitar?

🔎Corte sempre os alimentos em pedaços pequenos e que não representem risco de ficar “entalado” na garganta bloqueando o ar (já fiz um post sobre os cortes ideais do BLW, clica AQUI) e evite alimentos muito duros
🔎Apenas dê brinquedos adequados a idade da criança e seguros
🔎Não deixe objetos pequenos no chão ou ao alcance de crianças
🔎Ensine desde pequeno seu filho a mastigar bem a comida e a comer com calma para que esse hábito siga para toda a vida
🔎Ensine seu filho a beber devagar, seja suco, água ou leite

E se mesmo assim a criança engasgar?

Hora da manobra de Heimlich! Fiz um vídeo sobre esse tema ensinando a realizar a manobra em bebês e em crianças maiores (são abordagens diferentes para cada um). Quer aprender? Clique aqui!

É muito importante que os pediatras ensinem os pais a fazer a manobra para casos emergenciais. Ela pode salvar vidas!

E o sufocamento?

Já no caso do sufocamento, ele costuma ocorrer enquanto a criança dorme no berço ou na cama dos pais. Por isso os pediatras devem sempre explicar com clareza sobre a escolha de berços seguros e sobre a cama compartilhada segura.

Ainda sim, existem casos de sufocamento em outros ambientes da casa e com outros objetos como sacolinhas plásticas, cordões e cordas, dentro do carro.

‼Por isso fique SEMPRE de olho, e nunca deixe esses objetos ao alcance de seu filho.
‼Não deixe seu filho sozinho dentro do carro!

Nunca se esqueça que crianças são apenas crianças e não tem noção do perigo, são curiosas e querem conhecer o mundo. Vão levar tudo a boca porque essa é a forma natural de se familiarizar com os objetos.

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada!

https://www.youtube.com/watch?v=sVCkOyyz0lc

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn